NetEase quase cancelou Marvel Rivals; projetos japoneses não receberão fundos adicionais



De acordo com o Bloomberg, a NetEase quase cancelou Marvel Rivals e está cortando gastos com desenvolvedores japoneses.

A empresa chinesa teve um grande sucesso com Marvel Rivals que foi lançado em dezembro, acumulando mais de US$ 200 milhões em receita até agora, de acordo com uma estimativa do analista da Niko Partners, Zeng Xiaofeng. A NetEase disse que o jogo já tem mais de 40 milhões de usuários registrados.

Mas antes de ser lançado, houve discussões sobre seu cancelamento, disse uma das pessoas ao Bloomberg. O CEO William Ding se opôs a pagar a Disney pelo uso de personagens populares como Wolverine e Homem-Aranha, e em um ponto pediu a seus artistas que trocassem seus próprios designs de heróis. Esse esforço abortado custou milhões de dólares à empresa e foi emblemático das mudanças abruptas introduzidas pelo CEO. Um porta-voz da NetEase negou essa versão, dizendo que a empresa desfruta de uma parceria próxima com a Marvel desde 2017.

No entanto, mesmo com o sucesso do título, tivemos a demissão da equipe de Seattle. “Recentemente, tomamos a difícil decisão de ajustar a estrutura da equipe de desenvolvimento de Marvel Rivals por razões organizacionais”, disse o representante da NetEase em um e-mail. A equipe principal de desenvolvimento do jogo, liderada pela China, continua, disse a empresa.

Desenvolvedores japoneses e NetEase

O Japão foi um dos principais postos avançados da NetEase, com o celebrado criador Toshihiro Nagoshi, responsável pela franquia Yakuza, sendo uma grande contratação para reforçar as fileiras criativas.

Porém, a decisão de fechar a Ouka Studios foi tomada no meio do desenvolvimento do primeiro grande jogo do estúdio, Visions of Mana, para a Square Enix. Ding anulou os executivos que deram sinal verde para o projeto, pois decidiu que não há necessidade de uma equipe trabalhando para companhias externas, disseram as pessoas.

Fora da Ouka, os criadores japoneses financiados pela NetEase — Nagoshi entre eles — receberam um tempo específico para encerrar os projetos em andamento. A mensagem da sede em Hangzhou foi que não haverá financiamento ou tempo adicional, disseram as pessoas. Não há planos de gastar em marketing ou promoção dos jogos atualmente em produção no Japão, inclusive.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.