Veja como calcular a quantidade necessária de argamassa para a sua obra

A argamassa, também conhecida como cimento cola, é um dos materiais mais importantes quando se trata de assentamento de pisos. A principal função do material é garantir a aderência das placas de revestimento ao contrapiso, evitando que elas se movimentem após a instalação e garantindo a estabilidade do piso por longo período. No entanto, calcular a quantidade certa para usar na obra pode gerar dor de cabeça.

Aplicação de argamassa

É possível fazer cálculo de argamassa com calculadora online – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Como calcular a quantidade necessária de argamassa?

O rendimento da argamassa pode variar de acordo com o fabricante, mas, em média, um saco de 20 kg é suficiente para cobrir até 4 m², segundo a loja especializa em construção, Leroy Merlin. Para determinar a quantidade exata necessária para a sua obra, é preciso calcular a área em metros quadrados (m²) do local onde o material será aplicado. Esse cálculo pode ser feito multiplicando a largura pela extensão do ambiente: largura (m) x comprimento (m) = m².

Uma vez que você souber a metragem, é possível fazer o cálculo utilizando a calculadora específica da Leroy Merlin. Vale lembrar que, além da metragem, também é importante saber se o produto será utilizado em uma área interna ou externa, pois isso influencia na escolha do tipo de argamassa.

Nivelamento de piso

Para cada tipo de piso, é recomendado uma argamassa diferente – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Escolhendo o cimento cola ideal para diferentes tipos de piso

A escolha da argamassa pode ser determinante para o sucesso da instalação, dependendo do tipo de piso a ser assentado.

Porcelanato: para pisos de porcelanato de até 60×60 cm, a argamassa AC2 branca é altamente recomendada. Já para placas maiores, a escolha mais indicada é a AC3 branca. É importante estar atento à umidade do local, pois a adesão da argamassa pode ser prejudicada em ambientes muito úmidos ou em superfícies pintadas.

Cerâmica: para a instalação de cerâmicas, é recomendado o uso de argamassa AC1 branca ou cinza. Essa opção pode ser aplicada em áreas externas, mas é importante evitar locais com grande exposição à água. Para esses casos, as AC2 ou AC3, nas versões branca ou cinza, são mais adequadas, já que essas opções são mais resistentes e versáteis. Elas podem ser aplicadas também em muros, fachadas e até em pisos de granito e pedras ornamentais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.