Temporal em SP provoca pontos de alagamentos intransitáveis na Marginal Tietê nesta sexta

A chuva que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira, 14, deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos durante duas horas. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, as zonas sul e leste foram as mais afetadas. Por volta das 15h30, a situação amenizou e a administração municipal encerrou o estado de atenção.

Na Vila Prudente, na zona leste, o CGE emitiu alerta por conta do transbordamento de Córrego Mooca, na Avenida Salim Farah Maluf com Avenida Vila Ema. A Defesa Civil enviou notificação de emergência severa com pedido para que moradores buscassem locais seguros.

Os temporais também provocaram pontos de alagamentos intransitáveis na Marginal Tietê. Na altura da Ponte das Bandeiras, as pistas central e expressa ficaram alagadas no sentido Ayrton Senna, assim como a pista central no sentido Rodovia Castelo Branco, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Por volta das 16h25, as vias foram liberadas.

Por volta das 17h, a Marginal Tietê acumulava 12,3 km de lentidão na pista expressa (na região da zona oeste) e 13,3 km de tráfego lento na pista central, na parte norte da cidade, conforme dados da CET.

Três linhas da CPTM tiveram as operações afetadas por conta do temporal.

– Na Linha 10 – Turquesa, um alagamento fez com que os trens não circulassem entre as estações Prefeito Saladino e São Caetano do Sul. A situação foi normalizada às 15h.

– Na Linha 12 – Safira os trens circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart

– Na Linha 13 – Jade, por conta da chuva, o serviço Expresso Aeroporto foi interrompido

O Aeroporto de Congonhas segue aberto para operações de pousos e decolagens. Segundo a Aena, concessionária responsável pelo aeroporto, quatro voos foram cancelados – três decolagens e um pouso – por conta das chuvas.

De acordo a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, 60.551 imóveis na capital ficaram sem energia, conforme balanço divulgado pela empresa às 15h30. Em toda a Grande São Paulo, o número de pontos afetados era de 75.240.

Conforme imagens do radar meteorológico do CGE, choveu forte principalmente nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro e Mooca.

A cidade de São Paulo, que permanece em estado de atenção para altas temperaturas, pode ter novo recorde de calor para este ano no domingo ou na próxima segunda-feira, 17, com os termômetros podendo registrar 34°C. O recorde atual é de 33,9°C. Segundo a Meteoblue, há risco de precipitações no sábado e a partir da próxima terça-feira, 18.

No sábado, 15, o tempo segue abafado com sol entre nuvens na capital paulista. As temperaturas variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 32°C. Entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento.

O domingo, 16, deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em rápida elevação, com termômetros variando entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 33°C. No final da tarde, a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas.

O post Temporal em SP provoca pontos de alagamentos intransitáveis na Marginal Tietê nesta sexta apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.