O que é ‘craniotomia para drenagem de hematoma’, procedimento ao qual Lula foi submetido

Presidente precisou da cirurgia por um hematoma, consequência de uma queda em outubro. Segundo último boletim médico, Lula está bem e segue monitorado na UTI do hospital Sírio Libanês. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de emergência para a drenagem de um hematoma nesta segunda-feira (9).
Segundo os médicos, a hemorragia identificada em Lula é decorrente de uma queda que ele teve em outubro. Em 19 de outubro, o presidente caiu em um banheiro da residência oficial e bateu a região da nuca. Ele precisou levar cinco pontos, passou por exames à época que não identificaram nada grave.
Nesta segunda-feira, no entanto, o presidente foi diagnosticado com um hematoma cerebral e precisou passar por uma cirurgia.
O que é a craniotomia
A craniotomia é uma cirurgia em que uma parte do crânio é temporariamente removida para que se possa acessar o cérebro.
Esse tipo de cirurgia é feita para várias questões de saúde como tratar vasos sanguíneos que se formaram irregularmente, conhecido como malformação vascular. Se uma lesão ou derrame causou inchaço cerebral, uma craniotomia pode ser feita para aliviar a pressão no cérebro.
No caso de Lula, a cirurgia foi feita para a drenagem do hematoma.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.