Santa Catarina não terá representante na Série A pela 3ª vez na era dos pontos corridos

Anote: 2020, 2023 e agora 2025. Pela terceira vez em 22 anos, Santa Catarina não terá um representante na Série A do Campeonato Brasileiro. Para um estado que já contou com quatro clubes na elite, o fato de não possuir nenhum time entre os 20 melhores clubes do país demonstra que o futebol catarinense vem perdendo cada vez mais força no cenário nacional.

Santa Catarina não terá nenhum representante na elite nacional em 2025 – Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Com o rebaixamento do Criciúma para a Série B 2025, o insucesso de Avaí e Chapecoense na Segundona e o rebaixamento do Brusque para a Série C, a realidade do futebol em Santa Catarina está sendo modificada com o passar dos anos e com as péssimas campanhas das equipes a nível nacional.

O principal ano do futebol catarinense a nível nacional foi em 2015, quando quatro clubes representaram SC na elite do futebol nacional. À época Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville estiveram presentes entre os 20 melhores clubes do país, mas o declínio foi constante.

Naquela oportunidade, Joinville e Avaí acabaram rebaixados, e nos anos seguintes o estado foi representado por no máximo duas equipes, sendo em 2016 (Figueirense e Chapecoense), 2017 (Avaí e Chapecoense) e 2019 (Avaí e Chapecoense).

Avaí representou Santa Catarina na elite em 2022, mas acabou rebaixado – Foto: Frederico Tadeu/Avaí FC/Divulgação/ND

Para o secretário geral da Federação Catarinense de Futebol, Cláudio Gomes, a avaliação do que tem sido feito de errado no futebol do estado tem de ser feita profundamente, para que as falhas e os erros possam ser identificados e corrigidos.

“Nós tivemos não só o rebaixamento do Criciúma na Série A, mas também o rebaixamento do Brusque na Série B. Foi um ano muito delicado neste sentido, tem que ser repensado muita coisa para 2025. Para o próximo ano precisamos repensar diversos quesitos em todos os níveis, nós estamos fazendo alguns investimentos no que diz respeito a estrutura para a Federação Catarinense, mas no sentido que envolva e impacte diretamente as gestões dos clubes, que é o que acaba sendo o resultado final para a federação”, disse Cláudio em entrevista à Jovem Pan News Florianópolis.

Ausência de catarinenses e paranaenses

Na Série A de 2025, outra ausência chama atenção: a de clubes paranaenses. Com o rebaixamento do Athletico na última rodada após a derrota diante do Atlético-MG, tanto Paraná quanto Santa Catarina não terão representantes na elite em 2025.

O fato é inédito no Brasileirão desde 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos.

Athletico-PR voltará a disputar a Série B após 12 temporadas – Foto: Pedro Souza/Atlético

A região sul, como um todo, terá apenas três clubes da região, sendo todos gaúchos: Grêmio, Internacional e Juventude.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.