Zelensky quer “paz”, diz Trump após telefonar ao líder ucraniano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), ligou nesta 4ª feira (12.fev.2025) para Volodymyr Zelensky e disse que o líder ucraniano deseja “paz” e o fim da guerra com a Rússia. O telefonema foi realizado depois da conversa entre o norte-americano e o presidente russo, Vladimir Putin.

O republicano também anunciou que Zelensky se reunirá na 6ª feira (14.fev) com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O encontro será realizado às margens da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

“Tenho esperança de que os resultados dessa reunião sejam positivos. É hora de parar esta guerra ridícula, onde houve morte e destruição massivas e totalmente desnecessárias”, disse Trump em uma postagem na rede Truth Social.

Copyright

Reprodução/Truth Social, @realDonaldTrump

O republicano teve uma relação mista com Zelensky durante a campanha presidencial. O presidente dos EUA chegou a culpá-lo por “deixar a guerra com a Rússia começar”. O líder ucraniano, por sua vez, disse em entrevista a revista New Yorker que “Trump não sabe realmente como parar a guerra, mesmo que ele possa pensar que sabe”.

TRUMP E PUTIN

Nesta 4ª feira, o presidente norte-americano também telefonou ao líder russo, Vladimir Putin, que concordou em começar as negociações para o fim da guerra. Segundo Trump, ambos concordaram em “trabalhar juntos” e impedir “milhões de mortes”.

“O presidente Putin até usou meu forte lema de campanha, ‘bom senso’. Ambos acreditamos muito nisso. Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as nações um do outro”, afirmou o republicano.

Trump prometeu durante a campanha eleitoral em 2024 que acabaria com o conflito na Europa. Putin elogiou o presidente dos EUA depois da eleição e propôs um encontro com o republicano para discutir a guerra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.