É FALSO: Consignado privado não será solicitado pelo eSocial; entenda

Circula a informação de que o Consignado privado será solicitado diretamente pelo eSocial, mas isso não é verdade e tem gerado dúvidas entre os trabalhadores.

O eSocial no Consignado privado será usado para as empresas registrarem descontos em folha e repassar valores, mas não será um canal de contratação do empréstimo.

Confira como funcionará o novo Consignado privado pela CTPS Digital e por que essa será a plataforma oficial para os trabalhadores solicitarem o crédito. Continue a leitura!

App da CTPS Digital será o portal do CLT para o Consignado privado

Até o momento, o esperado é que o Consignado privado pela Carteira de Trabalho Digital seja a plataforma oficial para trabalhadores CLT contratarem essa modalidade de crédito.

De acordo com as informações do Governo Federal, que ainda estão sendo discutidas, o processo de contratação deverá ser 100% digital, trazendo mais transparência e competitividade na escolha do empréstimo.

A ideia é que, no aplicativo da CTPS Digital, seja possível simular valores e prazos, visualizar propostas de diferentes instituições financeiras e escolher a oferta mais vantajosa.

A previsão é que as ofertas sejam exibidas em um leilão, priorizando as menores taxas para o trabalhador.

De onde surgiu a confusão sobre o trabalhador usar o eSocial

A confusão de informações sobre o eSocial no Consignado privado surgiu porque essa plataforma fará parte do processo operacional, mas não será usada pelo trabalhador para contratar o crédito.

Para Consignado privado, o eSocial será utilizado somente pelos empregadores, que deverão usar a plataforma para registrar os descontos das parcelas na folha de pagamento.

No entanto, apesar das informações que devem constar no eSocial, os trabalhadores não deverão ter acesso nela para questões ligadas ao Consignado privado.

Ainda está em discussão se o saldo do FGTS poderá ser usado como garantia no Consignado privado.

A princípio, essa funcionalidade não estará disponível na fase inicial, mas estima-se que essa possibilidade possa ser implementada em versões futuras do sistema.

Novo formato do Consignado privado sai ainda em 2025

O novo Consignado privado na CTPS Digital tem previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano.

O governo segue avançando no desenvolvimento da plataforma para que todas as integrações com o eSocial e instituições financeiras sejam concluídas antes da liberação oficial.

Saiba mais: A parceria revolucionária entre meutudo e Parati

Com essa mudança, espera-se que milhões de trabalhadores CLT tenham acesso facilitado ao crédito consignado, sem depender de convênios entre empresas e bancos.

A proposta visa aumentar a concorrência no setor, tornando as taxas de juros mais competitivas e ampliando as opções para os trabalhadores.

A meutudo vai ofertar Consignado privado ao trabalhador

Aqui na meutudo, em parceria com a Parati Financeira, a gente está preparando tudo para oferecer o Consignado privado pela CTPS Digital, quando o novo modelo for implementado.

Se você tem interesse, já pode acessar a nossa página do Consignado privado e clicar em “Quero receber atualizações”, para ter informações sobre o lançamento, taxas e condições do crédito.

Com essa inovação, o Consignado privado vai ficar mais acessível, seguro e transparente para você ter mais autonomia para escolher as melhores ofertas disponíveis.
Gostou das novidades? Então, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos destaques semanais diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.