Comportamento de Trump dificulta financiamento ambiental, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (12.fev.2025) que o “comportamento” do líder norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), vai fazer com que seja mais difícil que países ricos financiem ações de proteção ao meio ambiente. 

Pelo comportamento do presidente norte-americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer a ajudar na salvação do planeta”, declarou Lula em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá (AP). 

Assim que tomou posse em 20 de janeiro, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris, tratado internacional para reduzir a emissão de gases poluentes e minimizar os impactos das mudanças climáticas. 

O republicano também revogou o Plano Internacional de Financiamento Climático dos EUA e qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima. O documento com as decisões é chamado de “Colocando os EUA em 1º lugar em acordos ambientais internacionais”. Leia a íntegra em português (PDF – 85 kB) e em inglês (PDF – 86 kB).

O presidente norte-americano ainda cortou programas ambientais do país.

Na entrevista desta 4ª feira (12.fev), Lula disse que “todo mundo fala” da Amazônia, mas poucos a conhecem. Ele citou a COP (Conferência das Nações Unidas) sobre Mudanças no Clima de 2025, que será realizada em Belém (PA). 

Quando nós decidimos fazer a COP30 em Belém é porque eu quero que a Amazônia fale para o mundo”, afirmou o presidente. “E nós queremos discutir  seriamente o financiamento [da proteção ambiental]. Vão financiar ou não vão financiar?”, disse. 

Na COP de 2009, eu era presidente da República. Lá, os países ricos prometeram dar US$ 100 bilhões para que os países que tivessem florestas em pé mantivessem a floresta. Não deram. Depois, prometeram US$ 300 bilhões. Não deram”, declarou Lula.

Assista à entrevista de Lula:


Leia mais: 

  • Trump suspende parceria com o Brasil para combate a incêndios
Adicionar aos favoritos o Link permanente.