Tudo que você precisa saber sobre a nova Yamaha R3 Connected 2025 no Brasil; preço, design e ficha técnica

A Yamaha lançou oficialmente a nova R3 Connected no Brasil, um modelo que chega ao mercado com design inspirado na YZR-M1 da MotoGP e novas tecnologias. A motocicleta, que já havia sido apresentada na Europa, traz atualizações no visual, conectividade com smartphones e melhorias na ergonomia.

Pontos Principais:

  • Design inspirado na YZR-M1 da MotoGP, com melhorias aerodinâmicas.
  • Motor bicilíndrico de 321 cc, potência de 41,3 cv e torque de 3 kgf.m.
  • Conectividade com smartphones via Y-Connect e novo painel digital.
  • Suspensão dianteira invertida, freios ABS e embreagem assistida e deslizante.

Com um motor bicilíndrico de 321 cc, que entrega 41,3 cv de potência a 10.750 rpm e 3 kgf.m de torque a 9.000 rpm, o modelo atende às normas do PROMOT M5 e mantém características de condução voltadas para o público que busca uma experiência esportiva. Além do desempenho, a nova geração da R3 Connected recebeu aprimoramentos aerodinâmicos e uma embreagem assistida e deslizante.

A Yamaha lança a nova R3 Connected no Brasil, trazendo um design inspirado na YZR-M1 da MotoGP. Com motor bicilíndrico de 321 cc e embreagem assistida, o modelo chega às lojas em março.
A Yamaha lança a nova R3 Connected no Brasil, trazendo um design inspirado na YZR-M1 da MotoGP. Com motor bicilíndrico de 321 cc e embreagem assistida, o modelo chega às lojas em março.

A Yamaha destaca que o lançamento mantém a proposta da Série R de oferecer uma experiência de pilotagem inspirada nas competições. O modelo estará disponível nas cores Tech White, X-Black e Racing Blue, com chegada às concessionárias prevista para março, e preço sugerido de R$ 36.990, sem incluir frete e seguro.

Design e aerodinâmica

O novo visual inclui iluminação Full LED, farol projetor e DRL integrado. A carenagem redesenhada melhora a aerodinâmica e a refrigeração do motor, enquanto os defletores de ar otimizam a estabilidade.
O novo visual inclui iluminação Full LED, farol projetor e DRL integrado. A carenagem redesenhada melhora a aerodinâmica e a refrigeração do motor, enquanto os defletores de ar otimizam a estabilidade.

A nova Yamaha R3 Connected adota um design reformulado, inspirado na YZR-M1 da MotoGP. O modelo conta com um conjunto óptico de nova geração, composto por iluminação Full LED, DRL integrado e farol com projetor que unifica luz alta e baixa. As setas também utilizam tecnologia LED.

A carenagem foi redesenhada para reduzir o arrasto aerodinâmico e melhorar a refrigeração do motor. O modelo incorpora defletores de ar derivados da YZR-M1, que trabalham em conjunto com as asas traseiras para otimizar o fluxo de ar. Essas atualizações buscam melhorar a estabilidade e eficiência da motocicleta em diferentes condições de pilotagem.

Na traseira, a moto recebeu uma nova lanterna e indicadores de direção em LED. O design do modelo visa reforçar a identidade visual da linha Supersport da Yamaha, ao mesmo tempo em que incorpora soluções aerodinâmicas presentes em competições.

Motorização e desempenho

O motor de 321 cc entrega 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Com tecnologia DiASil, reduz vibrações e melhora a eficiência térmica, atendendo às normas do PROMOT M5.
O motor de 321 cc entrega 41,3 cv a 10.750 rpm e 3 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Com tecnologia DiASil, reduz vibrações e melhora a eficiência térmica, atendendo às normas do PROMOT M5.

O motor da Yamaha R3 Connected mantém a configuração bicilíndrica de 321 cc, com quatro tempos, oito válvulas e refrigeração líquida. A tecnologia DiASil foi aplicada para reduzir vibrações e melhorar a dissipação de calor. A potência máxima é de 41,3 cv a 10.750 rpm, enquanto o torque atinge 3 kgf.m a 9.000 rpm.

Com uma taxa de compressão de 11,2:1, a moto foi projetada para entregar respostas rápidas ao acelerador, mantendo controle e estabilidade. O modelo incorpora pistões em alumínio forjado e bielas curtas, inspiradas na YZF-R1, com o objetivo de aprimorar a combustão e reduzir o peso do conjunto mecânico.

A relação peso-potência da nova R3 Connected é de 4,14 kg/cv. Além de atender às normas ambientais do PROMOT M5, a Yamaha destaca que o modelo foi projetado para manter desempenho equilibrado tanto em estradas quanto em circuitos fechados.

Embreagem assistida e deslizante

A embreagem assistida e deslizante reduz o esforço no acionamento e melhora a suavidade das reduções de marcha. O manete foi ajustado para maior conforto, facilitando o controle da motocicleta.
A embreagem assistida e deslizante reduz o esforço no acionamento e melhora a suavidade das reduções de marcha. O manete foi ajustado para maior conforto, facilitando o controle da motocicleta.

A Yamaha R3 Connected incorpora um novo sistema de embreagem assistida e deslizante, projetado para reduzir o esforço no acionamento e permitir trocas de marcha mais suaves. A tecnologia busca minimizar o efeito do freio motor, especialmente em reduções mais agressivas.

A embreagem assistida também proporciona uma redução de aproximadamente 17% na força necessária para acionar o manete, tornando a pilotagem mais confortável. O próprio manete foi redesenhado, agora posicionado 5 mm mais próximo do guidão, permitindo melhor ergonomia para condutores com mãos menores.

Além do impacto no conforto, o sistema contribui para a estabilidade da moto ao reduzir a possibilidade de travamento da roda traseira em reduções bruscas. O câmbio de seis marchas foi ajustado para aproveitar a potência do motor sem comprometer a dirigibilidade.

Suspensão, chassi e freios

A suspensão dianteira invertida de 37 mm melhora a estabilidade e a resposta em curvas. Com freios ABS e discos de 298 mm e 220 mm, a R3 Connected oferece segurança em diferentes condições de pilotagem.
A suspensão dianteira invertida de 37 mm melhora a estabilidade e a resposta em curvas. Com freios ABS e discos de 298 mm e 220 mm, a R3 Connected oferece segurança em diferentes condições de pilotagem.

A suspensão dianteira da Yamaha R3 Connected utiliza um garfo invertido de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso, projetado para oferecer estabilidade e resposta precisa em diferentes velocidades. Na traseira, a moto conta com um sistema monoshock ajustável em sete níveis de pré-carga.

O chassi foi desenvolvido para equilibrar rigidez e flexibilidade, com o objetivo de proporcionar segurança e conforto tanto para iniciantes quanto para pilotos mais experientes. A estrutura compacta e leve colabora para o manuseio da motocicleta em ambientes urbanos e rodovias.

O sistema de freios ABS atua nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm. Os pneus possuem medidas 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira, ambos com 17 polegadas. As rodas são de liga leve, buscando equilíbrio entre peso e resistência.

Painel e conectividade

O painel LCD estilo Blackout exibe velocímetro, indicador de marcha e temperatura do motor. Com conectividade Y-Connect, permite visualizar chamadas e mensagens e monitorar o consumo de combustível.
O painel LCD estilo Blackout exibe velocímetro, indicador de marcha e temperatura do motor. Com conectividade Y-Connect, permite visualizar chamadas e mensagens e monitorar o consumo de combustível.

O novo painel da Yamaha R3 Connected apresenta uma tela multifuncional LCD no estilo “Blackout”, projetada para melhorar a visualização das informações. O display exibe velocímetro, tacômetro, indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor e relógio.

Além das funções tradicionais, o painel conta com uma nova luz indicadora de mudança de marcha e sinalizações para sistema ABS, pressão do óleo e advertências do motor. A conectividade com smartphones é realizada pelo sistema Y-Connect, que permite exibir notificações de chamadas e mensagens.

O Y-Connect também oferece funções adicionais, como monitoramento do status da bateria do smartphone, registro de consumo de combustível e acompanhamento da eficiência de pilotagem. Os usuários podem acessar informações de manutenção e visualizar a localização do último estacionamento da motocicleta.

Dimensões e ergonomia

O chassi compacto e leve garante equilíbrio e agilidade. O assento foi estreitado para melhor ergonomia, enquanto a altura de 780 mm facilita o apoio dos pés no solo, trazendo mais confiança ao piloto.
O chassi compacto e leve garante equilíbrio e agilidade. O assento foi estreitado para melhor ergonomia, enquanto a altura de 780 mm facilita o apoio dos pés no solo, trazendo mais confiança ao piloto.

A Yamaha R3 Connected tem um peso total de 171 kg, incluindo fluidos. O modelo mede 2.090 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.140 mm de altura, com distância entre-eixos de 1.380 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 14,2 litros.

O assento da nova geração foi reduzido em 6 mm na largura, enquanto as tampas laterais ficaram 13 mm mais estreitas. Essas mudanças visam facilitar a ergonomia para diferentes tipos de condutores, permitindo melhor acomodação das pernas.

A altura do assento é de 780 mm, o que favorece o apoio dos pés no solo durante paradas. A Yamaha destaca que a compactação do modelo facilita a condução em manobras e melhora a experiência de pilotagem.

Yamalube R3 bLU cRU América Latina

A Yamaha R3 Connected faz parte do programa Yamalube R3 bLU cRU América Latina, um campeonato monomarca destinado a pilotos de até 22 anos na categoria Talent. A competição acontece nos principais autódromos do Brasil e conta com transmissão ao vivo.

Os participantes recebem motocicletas idênticas, suporte técnico da Yamaha Riding Academy, equipamentos de segurança e monitoramento de desempenho. Para ingressar na competição, é necessário passar por um processo seletivo.

A Yamaha também mantém a categoria R15 bLU cRU América Latina, voltada para pilotos de 8 a 15 anos, como parte do programa de desenvolvimento de novos talentos no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Cores e disponibilidade

A Yamaha R3 Connected estará disponível nas cores Tech White, X-Black e Racing Blue. A produção começa em fevereiro, com previsão de chegada às concessionárias em março. O preço aproximado é de R$ 36.990, sem incluir frete e seguro.

A motocicleta conta com revisão preço fixo e garantia de quatro anos, exclusividade da Yamaha no segmento.

Ficha técnica da Yamaha R3 Connected 2025

Motor

  • Tipo de combustível: Gasolina
  • Torque: 3,0 kgf.m (9.000 rpm)
  • Taxa de compressão: 11,2 : 1
  • Tipo: DOHC, 8 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
  • Cilindros: 2
  • Diâmetro X curso: 68,0 mm x 44,1 mm
  • Potência Máxima: 41,3 cv (10.750 rpm)
  • Cilindrada: 321 cc
  • Alimentação: Injeção eletrônica

Suspensão

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido
  • Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross
  • Curso da suspensão dianteira: 130 mm (suspensão) / 130 mm (roda)
  • Curso da suspensão traseira: 45 mm (suspensão) / 125 mm (roda)

Câmbio

  • Embreagem: Multidisco úmida
  • Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
  • Transmissão final: Corrente

Freios

  • Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
  • Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
  • Ø do freio dianteiro: 298 mm (Ø externo)
  • Ø do freio traseiro: 220 mm (Ø externo)
  • Sistema de freios: ABS

Dimensões

  • Altura mínima do solo: 160 mm
  • Capacidade do tanque (reserva): 14,2L (3L)
  • Comprimento x Largura x Altura: 2.090 mm X 730 mm X 1.140 mm
  • Distância entre eixos: 1380 mm
  • Peso Líquido: 171 kg
  • Pneu dianteiro: 110/70 R17 M/C (54H) / METZELER
  • Pneu traseiro: 140/70 R17 M/C (66H) / METZELER
  • Tipo de chassi: Diamante
  • Altura do assento: 780 mm

Fonte: Yamaha.

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