OpenAI deve finalizar o primeiro design de chip personalizado este ano

A OpenAI pode estar próxima de lançar seu próprio processador para o treinamento de modelos de inteligência artificial. Segundo fontes ouvidas pela Reuters, a empresa de IA deve finalizar nos próximos meses o design do chip. As fontes da agência de notícias revelam ainda que a TSMC será responsável pela fabricação dos processadores.

Por que a OpenAI quer desenvolver seus próprios processadores?

A OpenAI quer produzir os próprios chips para diminuir a dependência da Nvidia, maior fabricante das aceleradoras (chips que combinam tecnologias de processadores e placas de vídeo) usadas no treinamento dos LLMs de inteligências artificiais.

Essa dependência das empresas de IA com a Nvidia foi responsável por transformá-la em uma das companhias mais valiosas do mundo, chegando a superar a Apple em alguns momentos e ficando atrás apenas da Microsoft nesse quesito.

Isso significa que OpenAI, Microsoft, Apple, Google, Anthropic e outras empresas que desenvolvem IAs gastam milhões de dólares comprando os equipamentos da Nvidia.

Quem já estudou administração ou alguma matéria sobre supply chain sabe de uma coisa: não necessariamente a produção própria é mais econômica. Se a OpenAI está disposta a desenvolver o próprio processador, é porque a conta bate — ainda mais quando você tem a Microsoft te financiando.

Por outro lado, a fabricação própria da OpenAI também serve como um reforço na negociação. Afinal, a Nvidia, AMD e outras fabricantes de chips para servidores e IA não querem ficar com estoque mofando. Assim, a OpenAI poderia buscar preços menores para montar mais supercomputadores usados no treinamento dos seus LLM.

Quando o chip da OpenAI deve iniciar a produção em massa?

O esperado é que a produção em massa do processador da OpenAI inicie em 2026. Ao finalizar o projeto nos próximos meses, a primeira etapa da fabricação envolve testar o design do chip. Com os primeiros processadores prontos, a OpenAI testará a eficiência do design do seu chip.

Se o projeto estiver correto, sem falhas graves, a OpenAI e a TSMC seguirão com a produção, iniciando a fabricação em massa dos processadores. Do contrário, a empresa de IA terá que reajustar o design do chip, o que atrasaria a instalação dos seus processadores em seus computadores.

Com informações de Reuters

OpenAI deve finalizar o primeiro design de chip personalizado este ano

Adicionar aos favoritos o Link permanente.