A moto mais vendida do Brasil completa 15 Milhões de conquistas

A moto mais vendida do Brasil completa 15 Milhões de conquistas

Em dezembro de 2024, a Honda alcançou a histórica marca de 15 milhões de unidades de moto produzidas do modelo CG, consolidando-se como o veículo a motor mais vendido no Brasil. Introduzida no mercado em 1976, a motocicleta urbana da Honda começou como CG 125 e, com o passar das décadas, passou por diversas transformações tecnológicas e estilísticas. Hoje, conhecida como CG 160, a motocicleta continua a liderar as vendas e a incorporar inovações, como a adição do sistema de freio ABS no modelo 2025.

Um ícone da indústria automobilística brasileira

O volume impressionante de produção da Honda CG ultrapassa qualquer outro veículo fabricado no Brasil até hoje. Para comparação, o VW Gol, um dos automóveis mais populares do país, teve 8,5 milhões de unidades produzidas até 2022. Ao longo de quase cinco décadas, a CG permaneceu no topo das vendas, com mais de quatrocentas mil unidades emplacadas em 2024, segundo a Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos.

Créditos: depositphotos.com / nelsonart

Quais foram os modelos mais marcantes?

A jornada da Honda CG está repleta de modelos emblemáticos que definiram épocas e tendências no mercado de motocicletas. Desde seu lançamento, a CG passou por várias atualizações que não somente atendiam às demandas de mercado, mas também incorporavam avanços tecnológicos significativos. Aqui estão alguns dos modelos mais icônicos da Honda CG que moldaram sua evolução.

Os primeiros passos da Honda CG: inovações e avanços

O primeiro modelo, a CG 125 de 1976, foi um marco na indústria ao ser a primeira motocicleta Honda fabricada no Brasil. Com motor quatro tempos e câmbio de quatro marchas, a motocicleta conhecida como “CG bolinha” se destacou por sua simplicidade e eficiência. Em 1981, a Honda lançou a CG 125 a álcool, a primeira moto do mundo a usar etanol como combustível, uma resposta à crise do petróleo da época.

Crédito: Divulgação/Honda

A Honda CG e suas inovações tecnológicas ao longo dos anos

A década de 1980 foi marcada por inovações importantes como a introdução do câmbio de cinco marchas na CG 125 de 1983 e a CG 125 Cargo de 1988, que trouxe um design focado em transporte de carga. Já a CG 125 Today de 1989 se destacou pela introdução da ignição eletrônica, aumentando a eficiência e a confiabilidade do modelo.

O futuro promissor da Honda CG

A transição para motores maiores começou com a CG 150 de 2004, que trouxe um motor de 150 cc para melhorar o desempenho. Depois, a CG 150 Titan Mix de 2010, a primeira moto flex do mundo, permitiu o uso de gasolina ou etanol, marcando um avanço significativo em flexibilidade e eficiência. A CG 160 de 2016 introduziu um motor ainda maior, de 160 cm³, e apresentou um design mais esportivo e moderno.

  • CG 125 de 1976 – A pioneira com motor quatro tempos.
  • CG 125 a álcool de 1981 – Primeira moto a usar etanol.
  • CG 125 de 1983 – Introdução do câmbio de cinco marchas.
  • CG 125 Cargo de 1988 – Foco no uso profissional.
  • CG 125 Today de 1989 – Inovação com ignição eletrônica.
  • CG 150 de 2004 – Primeiro modelo com motor de 150 cc.
  • CG 150 Titan Mix de 2010 – Primeira moto flex do mundo.
  • CG 160 de 2016 – Aumento de motor e design esportivo.

Em 2025, a Honda CG continua a inovar com a introdução do sistema ABS, demonstrando seu compromisso com a segurança e a tecnologia. O modelo atual representa não apenas um legado de durabilidade e popularidade, mas também um testemunho da capacidade de adaptação e inovação contínua da Honda. A CG permanece como um símbolo duradouro de inovação na indústria de motocicletas, alinhando-se sempre com as demandas modernas e tecnológicas.

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