Número de endividados cai no Brasil pelo 2º mês seguido

A Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC Confederação Nacional do Comércio, mostrou uma queda no número de famílias endividadas no Brasil para 76,1%. O resultado representa uma diminuição de 0,6% em relação a dezembro e de 2,2 pontos percentuais comparado ao mesmo período em 2024. (Eis a íntegra – 446 KB).

A pesquisa também mostrou que 20,8% dos brasileiros comprometeram mais da metade de seus rendimentos com dívidas em janeiro, o maior percentual desde maio de 2024, com as famílias destinando em média 30% dos ganhos para este fim.

A pesquisa ainda apontou uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, agora em 29,1%, e uma diminuição no percentual daquelas que não têm condições de pagar o que devem, de 13% para 12,7%. A análise por faixa de renda mostrou uma queda no endividamento entre as famílias que recebem mais de 10 salários mínimos e aquelas com até 3 salários mínimos.

Contudo, as famílias mais vulneráveis, com renda até 3 salários mínimos, foram o único grupo cujo percentual de endividamento aumentou em comparação com janeiro de 2024. O cartão de crédito permanece como a principal modalidade de crédito utilizada, apesar de uma retração na comparação anual, enquanto o crédito pessoal e os carnês apresentaram crescimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.