Trump impõe sanções contra Tribunal Penal Internacional

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto na 5ª feira (6.fev.2025) que impõe sanções ao TPI (Tribunal Penal Internacional) por investigações envolvendo cidadãos norte-americanos e aliados, incluindo Israel.

A medida responde a ações recentes do TPI, que emitiu mandados de prisão contra figuras israelenses proeminentes acusadas de crimes de guerra. O decreto também estabelece sanções financeiras e restrições de visto contra indivíduos ligados a essas investigações.

Segundo a agência Reuters, a decisão de Trump reflete uma postura de firme oposição às investigações do TPI. Esta não é a 1ª vez que os EUA se posicionam contra a organização, já que, em 2020, se deram retaliações semelhantes, com sanções impostas a membros do tribunal por investigações sobre supostos crimes de guerra cometidos por tropas americanas no Afeganistão. Além dos EUA, China, Rússia e Israel também não aderem ao TPI.

À Reuters, a presidente do TPI, juíza Tomoko Akane, disse que as sanções poderiam “minar rapidamente as operações do Tribunal em todas as situações e casos, colocando em risco sua própria existência”.

Como medida preventiva, a organização antecipou o pagamento dos salários de seus funcionários, temendo possíveis retaliações financeiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.