Sete pessoas morrem por dia em acidentes nas estradas de São Paulo; aumento é de 12%

Em 2023, foram 1.939 mortes em acidentes nos primeiros dez meses do ano. Neste ano, o número saltou para 2.169. Levantamento da TV Globo foi feito com dados do Infosiga. Sete pessoas morrem por dia em acidentes nas estradas de São Paulo; aumento é de 12%
Em média, sete pessoas morreram por dia em acidentes nas estradas do estado de São Paulo neste ano. Houve um aumento de 11,8% entre janeiro e outubro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado.
O levantamento do Bom Dia São Paulo, da TV Globo, foi feito com os dados do Infosiga.
Em 2023, foram registradas 1.939 mortes em acidentes nos primeiros dez meses do ano. Neste ano, esse número saltou para 2.169.
Na Região Metropolitana de São Paulo, o crescimento foi ainda maior: 17%. Foram 355 mortes entre janeiro e outubro de 2023 e 417 no mesmo período de 2024.
❗ Entre os fatores que contribuem para os acidentes estão o uso de celular ao volante, a falta de manutenção adequada dos veículos e a infraestrutura precária das rodovias, como a iluminação deficiente.
Procurada, a Artesp, responsável por supervisionar as rodovias concedidas à iniciativa privada no âmbito estadual, afirmou que, entre 2020 e 2023, conseguiu reduzir os acidentes em 48% e as mortes em 51% na malha concedida.
A agência informou ainda que fez uma reunião técnica em outubro com as concessionárias para discutir propostas para reduzir acidentes em trechos críticos. As propostas serão avaliadas e, eventualmente, incorporadas ao plano de investimentos das concessões, além daquelas obrigações contratuais já vigentes.
Já a Secretaria da Segurança Pública reiterou que a Polícia Militar realiza operações para identificar motoristas dirigindo sob efeito de álcool.
Segundo a pasta, de janeiro a outubro deste ano, foram realizadas 4.008 operações em todo o Estado, com 258.515 condutores submetidos ao bafômetro, que resultaram em 100 autuações em flagrante. Além disso, 20.246 motoristas recusaram-se a realizar o teste e foram autuados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.