
Um Golden Retriever mostrou a importância dos cães de serviço na busca pelos direitos das pessoas com deficiência. Ele acompanhou sua tutora, a neurocientista Joey Ramp Adams, em seus estudos feito em laboratório. Nas redes sociais, ela compartilhou imagens do animal devidamente “equipado” para atuar dentro do espaço.

Golden Retriever ‘cientista’ abre portas para inclusão de cães de serviço em laboratórios – Foto: Internet/Reprodução ND
“Mudanças podem ser feitas. Mudanças positivas podem ocorrer, estou honrada por ter sido o modelo que outros precisavam e a embaixadora dos cães de serviço na ciência”, escreveu a tutora em uma publicação.
Joey sofreu um acidente de cavalo em 2006, o que a deixou incapacitada após quebrar mais de 20 ossos e sofrer uma lesão cerebral. Mesmo com a dificuldade, ela voltou a estudar para entender melhor o cérebro humano.
Golden Retriever mostrou a importância de cães de serviço na ciência
Foi com a ajuda do seu cão de serviço e também fiel companheiro que a neurocientista conseguiu estar presente no laboratório para realizar seus estudos. O Golden Retriever, que a acompanha desde filhote, foi treinado durante mais de nove anos, para aprender habilidades específicas e ajudar a facilitar o trabalho da cientista.
Com o suporte de Sampson, a mulher conseguiu superar as limitações que surgiram no laboratório, desde ajudar a pegar objetos caídos ou detectar sinais de estresse pós-traumático.
“Amor, vínculo, conexão e intuição se desenvolvem com o tempo e não podem ser ensinados. Nos comunicamos sem palavras”, mencionou ela em uma postagem no Instagram.

Neurocientista contou com apoio do cachorro para continuar estudos – Foto: Internet/Reprodução ND
Após anos de apoio e suporte, o cachorro se aposentou dos laboratórios. “Sinto falta do meu parceiro. O rosto fofinho que me guiou durante 9 anos e meio, o vínculo que nos une e o amor. Percorremos um caminho cheio de obstáculos e triunfos, lado a lado”.
Recentemente, o Golden Retriever foi finalista do concurso “Dog Hero”, da organização American Humane, que organiza um evento para premiar o trabalho do cão vencedor nos Estados Unidos.
Sampson concorreu na categoria cães de serviço e cães-guia ou ouvintes, que, segundo a organização, são treinados para ajudar pessoas com deficiência.
Joey lutou pela inclusão de pessoas com deficiência em laboratórios, buscando para obter políticas e fornecer orientações sobre como acomodar adestradores de cães de serviço em laboratórios.
Atualmente, Joey tem uma nova companheira chamada Pax, uma labradora marrom que a acompanha no trabalho. No entanto, ele continua compartilhando vídeos e fotos de Sampson, que continua sendo seu fiel companheiro.

Cachorro é um dos companheiros mais fiéis da cientista – Foto: Internet/Reprodução ND