Inteligência Artificial passa a ser usada na triagem de casos suspeitos de câncer de mama


Tecnologia usada nos exames de mamografia é capaz de apontar alterações que podem passar despercebidas. Inteligência Artificial ajuda no diagnóstico de câncer de mama no Super Centro Carioca
Médicos do Super Centro Carioca agora têm uma aliada nos exames de mamografia. A Inteligência Artificial (IA) está sendo usada na triagem de casos suspeitos de câncer de mama, reduzindo o tempo do diagnóstico e do início do tratamento.
Com a tecnologia, qualquer lesão, por menor que seja, é identificada e destacada com uma marcação colorida. Ao lado, é exibido um percentual indicando a probabilidade de ser um tumor maligno. Todo o processo é rápido: a imagem é gerada em apenas 20 segundos.
Antes, os médicos recebiam as imagens apenas em preto e branco, mas agora, com as marcações coloridas, eles podem dar prioridade às pacientes com alterações mais preocupantes.
A Inteligência artificial é capaz de apontar alterações que podem passar despercebidas e ainda acelera o diagnóstico de uma das doenças que mais preocupam as mulheres no mundo todo.
Mesmo com toda essa precisão, o laudo final ainda é responsabilidade do médico.
“A IA visa encontrar lesões diminutas que talvez passassem batidas pelo olho humano. O laudo sempre vai ser dado por um médico radiologista, isso é importante a gente afirmar. Mas ajuda muito que, qualquer lesão, por menor que seja, seja detectada por esse profissional e o diagnóstico seja dado o mais rápido possível porque o fator tempo em qualquer câncer é preponderante para o processo de cura”, explica o coordenador do Super Centro Carioca, Alexandre Modesto.
Inteligência Artificial é usada no Super Centro Carioca
Reprodução/TV Globo
Mais de 5 mil mulheres beneficiadas
Desde a implementação da nova tecnologia, mais de 5 mil mulheres já foram beneficiadas na cidade do Rio.
Além disso, o prazo entre a realização da mamografia e o resultado da biópsia para o diagnóstico da doença ficou menor: caiu para 34 dias em comparação aos 144 dias que o processo levava há 4 anos.
“A gente tem uma equipe de navegação que monitora todos os exames com alteração e qualquer detecção de exame alterado passa para a primeira fila para a execução do laudo. Isso faz com que, se o nosso laudo sai em até 7 dias, provavelmente esses exames com alteração vão sair no 1º ou 2º dia. E assim que a gente detecta essa alteração, a gente entra em contato com a mulher para que ela realize a biópsia”, diz Alexandre Modesto.
O câncer de mama é uma doença silenciosa, mas existem sinais de alerta: caroços nas mamas ou axilas, alterações na textura ou no formato da pele, secreções ou dor persistente. Mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografias regularmente.
Para agendar o exame, basta procurar uma Clínica da Família ou Centro Municipal de Saúde e marcar para uma das 12 unidades que realizam o procedimento.
Há 1 ano, a dona de casa Eliane Linhares recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Hoje, curada, ela foi à unidade de saúde acompanhada da filha. Ela quer garantir que a jovem faça a mamografia agora com a tecnologia.
“Aconselho todas as mulheres a fazer”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.