Como conseguir bolsa em escola particular: opções e dicas

Muitos pais e responsáveis procuram oferecer a melhor educação para seus filhos, buscando qualidade de ensino em instituições de ensino privadas. 

Apesar disso, o valor das mensalidades da escola particular podem não caber no orçamento familiar, dificultando a matrícula do estudante. 

Como alternativa, as bolsas de estudos ajudam a arcar com o investimento escolar e manter o acesso do estudante à educação adequada.

Confira nessa leitura como conseguir uma bolsa em escola particular, quais os tipos e formas de conseguir esse auxílio. 

Como funcionam as bolsas para escolas particulares?

As bolsas de estudo são um tipo de auxílio oferecido por escolas particulares para alunos matriculados ou que desejam ingressar na instituição.

Existem diversos tipos de bolsas com requisitos próprios de cada instituição de ensino para realizar a inscrição e candidatura ao benefício.

Os critérios mais comuns para concessão de bolsas são:

  • Desempenho acadêmico: avaliam as notas e histórico escolar do aluno, se destacam alunos com notas mais altas
  • Condição financeira: famílias de baixa renda que comprovam sua situação, possuem prioridade para conseguir uma bolsa de estudos
  • Projetos sociais: as instituições costumam oferecer bolsas de estudo para projetos sociais e alunos de iniciativas comunitárias
  • Talentos específicos: alunos com destaque em esportes, artes, música e outras áreas podem ser beneficiados com bolsas de estudo

Leia também: Recebo Bolsa Família, posso estudar em escola particular?

No Brasil, não existe legislação específica para regulamentar as bolsas de estudos em escolas particulares do ensino básico. 

Contudo, existem diversas empresas especializadas em realizar a conexão entre alunos e as escolas para facilitar esse acesso.

Diferença entre bolsa parcial e integral

As instituições de ensino podem ofertar bolsas com desconto parcial ou integral. O percentual e as condições da bolsa dependem da escola. 

Na bolsa parcial, a instituição reduz uma porcentagem da mensalidade, os descontos podem ir  de 20% a 90% dos custos mensais do aluno. 

Apesar do desconto vantajoso, a família precisa arcar com o restante da mensalidade de acordo com o valor total definido pela instituição.

Por exemplo, se a mensalidade escolar custar R$ 500,00 e o aluno conseguir uma bolsa de estudos de 75%, a mensalidade final custará R$ 125,00.

Na bolsa integral, o aluno ganha isenção total dos custos escolares. Nesse caso, a família não precisa pagar nenhum valor a mais. 

Saiba mais: O que é, quem tem direito e como é pago Pé-de-Meia?

Deseja aprender mais sobre finanças de forma simples e prática? Cadastre-se gratuitamente aqui e receba nossos conteúdos no seu e-mail.

Tipos de bolsas para escolas particulares

Existem diferentes tipos de bolsas de estudos, nas escolas particulares existem dois tipos mais comuns que se encaixam nos níveis de ensino do aluno. Entenda melhor a seguir.

Contrate: Empréstimo para pagar dívidas

Bolsas de estudo para ensino fundamental

As bolsas de estudo para ensino fundamental contemplam os alunos do 1º ao 9º ano do ensino regular e garantem descontos para famílias de baixa renda ou alunos com desempenho acadêmico elevado.

Existem programas que disponibilizam essas bolsas e facilitam encontrar instituições que oferecem esse auxílio estudantil pelo país.

Bolsas de estudo para ensino médio

Os alunos matriculados no 1º ao 3º ano do ensino médio também podem ser beneficiados com as bolsas de estudos.

Existem programas específicos para beneficiar os estudantes de baixa renda ou que apresentam alto desempenho acadêmico. 

Esse incentivo garante que os estudantes consigam finalizar os estudos e ingressar em uma graduação no ensino superior. 

Como se candidatar a uma bolsa em escola particular?

Existem etapas que aumentam as chances de ganhar uma bolsa de estudos e nós as listamos logo abaixo:

  • Pesquisa: busque por programas e instituições de ensino participantes do auxílio educacional
  • Conheça os requisitos: saiba quais são os critérios de seleção, como renda familiar e desempenho acadêmico
  • Tenha toda documentação em mãos: separe os documentos necessários, como holerites e histórico escolar para apresentar à escola
  • Prepare-se para o processo seletivo: algumas escolas realizam provas e entrevistas para selecionar os candidatos à bolsa

Confira: O que é e como se cadastrar no Auxílio Material Escolar?

Fique atento aos prazos e períodos de inscrição do processo seletivo para garantir sua participação até a etapa final. 

Programas que ajudam a conseguir bolsas

Existem plataformas e programas que facilitam encontrar bolsas de estudos em diversas escolas particulares com descontos de 20% até 80% da mensalidade escolar. 

Conheça alguns programas que ajudam a conseguir bolsas de estudo em instituições particulares, a seguir:

  • Melhor Escola
  • Quero Bolsa
  • Ismart
  • Somos Futuro
  • Escolas Ideal

As escolas particulares participantes são cadastradas nesses programas e oferecem bolsas de estudos para alunos por todo país. 

Ao acessar o portal de cada programa, informe sua cidade, qual a série ou instituição de ensino desejada e confira as bolsas disponíveis para o estudante. 

Dessa forma, o acesso educacional de qualidade é facilitado para estudantes de famílias com situação financeira insuficiente ou que precisam reduzir os custos com educação.

As vantagens de conseguir uma bolsa de estudos são diversas e asseguram uma educação de qualidade para o estudante cabendo dentro do orçamento familiar. 

Conheça: Empréstimo para estudante

Conhecer esse auxílio educação e entender como ele pode ajudar muitas famílias com  descontos significativos pode ser a chave para diminuir os gastos mensais. 

Encontre a bolsa de estudos ideal nas plataformas e instituições reconhecidas e garanta esse benefício no próximo ano escolar. 

Continue sua jornada de aprendizado financeiro com a meutudo! Cadastre-se gratuitamente aqui e tenha acesso a conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.