Guia completo sobre suplemento alimentar: benefícios, tipos e como usar com segurança

Cada vez mais populares, os suplementos alimentares despertam a curiosidade e o interesse da população. Agindo como complementos nutricionais, o suplemento alimentar pode ser usado para diversos objetivos, como crescimento capilar, ganho de massa muscular e melhora do funcionamento do intestino, por exemplo.

Imagem de compridos e cápsulas em prato sendo cortadas com garfo e faca

Suplementos devem ser usados com cautela e junto a uma dieta equilibrada – Foto: Pixabay

Entretanto, o consumo dos suplementos requer cuidado, pois eles não são substitutos para alimentos ou medicamentos, com seu uso sem indiscrição podendo causar problemas para a saúde do corpo humano.

O que são e para que servem os suplementos alimentares?

Registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em categoria própria desde 2018, os suplementos alimentares ou nutricionais são um tipo de produto utilizados como adicionais para alimentação, repondo nutrientes necessários para que nosso corpo funcione melhor.

Feitos a partir de vitaminas, nutrientes, extratos vegetais e aminoácidos, os suplementos alimentares atendem pessoas que não estão conseguindo extrair esses componentes a partir da ingestão dos alimentos.

Comercializados em farmácias, casas de produtos naturais e estabelecimentos próprios para a venda desses insumos, os suplementos alimentares não precisam de receita médica para serem comprados, contudo, é necessário cautela em no seu uso, já que a utilização em excesso pode causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde.

Suplemento alimentar: quais os tipos?

Disponíveis nos formatos de comprimidos, cápsulas, cremes, gel, pó e até mesmo goma de mascar, os suplementos agem em diversas partes do nosso organismo, como para o aumento do metabolismo, combate a queda capilar, retenção de vitaminas e assim por diante.

Atualmente, há uma grande variedade de tipos de suplementos alimentares, cada um com seu propósito específico. Na lista abaixo, mostramos os principais deles:

  • Termogênicos: Voltados para quem procura perder peso, possuem como efeito principal a aceleração do metabolismo e contam com ingredientes como a cafeína e o guaraná.
  • Antioxidantes: Controlam a produção de radicais livres e agentes de envelhecimento. Assim, esse tipo de suplemento ajuda na conservação da pele e do corpo.
  • Hipercalóricos: Ideais para quem precisa absorver vitaminas, proteínas e minerais. Pela alta composição de gorduras e calorias, o uso em excesso pode causar o sobrepeso.
  • Hormonais: Estimulam a produção de hormônios essenciais, como o estrogênio e tiroxina.
  • Proteicos: Recomendados para quem pratica musculação, ajudam na recuperação do pós-treino.
  • Poli vitamínicos e minerais: Agem na complementação de substâncias como vitaminas e minerais, tais como o ferro e o cálcio.
  • Probióticos: Utilizam micro-organismos e lactobacilos para melhorar o funcionamento da flora intestinal.
Homem fazendo musculação em academia

O suplemento alimentar é bastante utilizado por atletas e frequentadores de academia – Foto: Pixabay

Benefícios do suplemento alimentar

Os ganhos proporcionados pelos suplementos nutricionais são amplos, e podem incluir:

  • Correção de deficiências na absorção de nutrientes;
  • Regulação hormonal;
  • Ganho de massa muscular;
  • Emagrecimento;
  • Fortalecimento de cabelos e unhas;
  • Regulação do intestino;
  • Retardamento do envelhecimento.

Precauções

Mesmo que possam ser adquiridos livremente nos estabelecimentos físicos e lojas online, o ideal é que o uso dos suplementos alimentares sejam prescritos por médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, pois eles conhecem as deficiências apresentadas pelos pacientes e conseguem indicar o tipo e quantidade ideal do produto a ser utilizada.

Além disso, pessoas que possuem restrições alimentares precisam ficar de olho na lista de ingredientes dos insumos, já que eles podem conter itens como glúten, lactose e alergênicos.

Outro cuidado que precisa ser observado é o de não substituir as refeições regulares ou medicamentos pelos suplementos. Cada um deles tem um papel próprio para o corpo humano, e as mudanças bruscas podem trazer mais malefícios que vantagens.

Quem pode consumir os suplementos alimentares?

Atualmente, existem tipos de suplementos alimentares para cada faixa etária, assim o uso pode ser feito por qualquer pessoa. Entretanto, existem grupos prioritários que precisam tomar suplementos para repor ingredientes fundamentais para o corpo.

Entre eles, estão:

  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres no período pré-menopausa;
  • Pessoas com restrição alimentar;
  • Idosos;
  • Crianças;
  • Lactantes;
  • Pacientes pós-cirúrgicos;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Fisiculturistas;
  • Atletas de alto rendimento.

Suplementos alimentares: quais são os mais conhecidos?

Com tamanha variedade e múltiplos usos, é natural existirem diversos tipos de suplemento alimentar. Mas, alguns são mais famosos que os outros, ou pelo menos, mais difundidos.

Um dos mais lembrados sem dúvida é o Whey protein, produzido a partir de uma proteína encontrada no leite e essencial para a construção muscular. Na mesma categoria de uso está a creatina, que aumenta a força e potência durante a prática de exercícios intensos.

Homem diluindo um suplemento alimentar em pó num copo com água

Whey é uma boa fonte de proteína rápida para quem pratica exercícios físicos, mas seu consumo em excesso não é recomendado – Foto: dolgachov/Getty Images

O ômega 3 também está entre os mais procurados, já que o componente, mais presente em peixes, não é amplamente consumido. A sua suplementação é beneficial para o cérebro, coração e redução das inflamações do corpo.

Primordiais para a nossa saúde, as vitaminas C e D também são bastante consumidas na forma de suplementos, mas seu uso precisa ser controlado. Feito o uso com parcimônia, os suplementos ajudam na reconstrução da vitalidade e do sistema imunológico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.