VÍDEO: Urubu bate em avião em pleno voo, atravessa janela e ‘viaja’ pendurado na cabine

Um urubu bateu em avião que se preparava para pousar no aeroporto de Eirunepé, município a mil quilômetros de Manaus, no Amazonas, e ficou pendurado no para-brisa do monomotor durante toda a aterrissagem, na manhã de quinta-feira (5).

Urubu bateu em avião e ficou pendurado em cabine

Urubu bateu em avião durante aterrissagem – Foto: Reprodução/ND

Um dos tripulantes gravou o animal morto após a colisão e mostrou o urubu preso no bara-brisa, muito próximo do piloto. Segundo a imprensa local, o avião fazia a rota Envira-Feijó.

Apesar do susto, o piloto conseguiu aterrissar a aeronave em segurança e ninguém ficou ferido. Na filmagem, um dos tripulantes comentou que “ele (o urubu) não tinha culpa” e que “é isso que acontece quando existe um aeroporto próximo a um lixão”.


Urubu bateu em avião no Aeroporto de Eirunepé – Vídeo: Reprodução/ND

Urubu bateu em avião por problema antigo, afirmou o Aeroporto

Ao jornal Meio Norte, o Aeroporto de Envira declarou que o impacto foi forte o suficiente para quebrar o para-brisa, mas não gerou riscos para a tripulação.

Conforme o Aeroporto, vários resíduos são descartados em um lixão a céu aberto que fica próximo da pista de pouso, incluindo hospitalares e de abate de animais, o que atrai os urubus e outras aves de rapina.

O caso já foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) e alvo de investigações do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), mas as condições do local continuam irregulares.

Urubu preso no para-brisa do avião

‘Bird strike’ foi causado por lixão a céu aberto, aponta Aeroporto – Foto: Reprodução/ND

Os atropelamentos são chamados de ‘bird strike’ na aviação

Bird strike é o termo utilizado para se referir à colisão entre uma aeronave e uma ave durante o voo. Esse tipo de incidente pode ocorrer em qualquer fase do voo, como na decolagem, no voo em altitude ou na aterrissagem.

As colisões mais comuns acontecem quando as aves entram nas rotas de voo das aeronaves, principalmente em áreas próximas a aeroportos, que costumam ter maior concentração de aves devido a alimentos e abrigo disponíveis.

Os bird strikes podem ser perigosos, causando danos à estrutura da aeronave, como o impacto nas turbinas, fuselagem ou vidros. Em casos extremos, eles podem até levar a falhas técnicas no voo, colocando a segurança da aeronave e dos passageiros em risco.

Para minimizar esses riscos, os aeroportos e as autoridades de aviação precisam adotar medidas para manter os aviões longe das aves, como monitoramento, sistemas de alerta, utilização de falcões treinados para afastar os animais ou até alteração das rotas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.