Tem como fazer Pix com cartão de crédito? Dicas e vantagens

Com o avanço das tecnologias, o sistema financeiro brasileiro vem se modernizando. O PIX foi uma das inovações dos últimos anos que transformou os meios de pagamento no país.

Atualmente, a transferência bancária gratuita e instantânea, já ultrapassou o número de transações feitas via DOC ou TED, e milhares de pessoas usam a transação diariamente.

Por sua popularidade, é natural que novos usos do PIX sejam criados, modernizando ainda mais a operação. Dentre essas inovações, surge o PIX com cartão de crédito.

Assim, nesta leitura, você aprende como funciona o PIX utilizando o cartão de crédito, vantagens e desvantagens da operação e muito mais. Confira a seguir.

O que é o Pix?

O PIX é uma modalidade de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central para facilitar transações financeiras.

Com o PIX, o brasileiro pode transferir ou receber dinheiro a qualquer dia e hora, inclusive em feriados, sem custos adicionais em transações interbancárias.

Veja mais: Principais dúvidas sobre o PIX

Essa modalidade de pagamento tem se tornado uma das preferidas entre as formas de pagamento, assim como o cartão de débito ou crédito.

Como o Pix funciona?

Para cadastrar o PIX é preciso possuir uma chave PIX em seu aplicativo ou internet banking do banco onde possui conta bancária.

A chave PIX é a identificação da conta do emissor e do receptor, e pode ser o email, CPF, número de telefone ou uma chave aleatória que mistura números e letras.

Após o cadastro, basta repassar a chave para quem vai transferir dinheiro a você, e em instantes o dinheiro já estará na sua conta.

Saiba também: Fiz um PIX errado, e agora?

Além da adesão por pessoas físicas, vários estabelecimentos também aderiram à modalidade como forma de pagamento.

Qual a diferença entre PIX, TED, DOC e boleto?

Tanto o PIX quanto o TED, DOC e boleto possuem suas próprias características, logo há diferença entre eles.

Além de ser uma forma mais rápida de transferência entre contas bancárias, não é cobrada à pessoa física nenhuma tarifa pelo PIX. 

Com ele é possível transferir dinheiro a qualquer momento do dia e da semana, ou optar por deixar o PIX agendado.

Os outros métodos de transferência são o TED e o DOC, que podem cobrar taxas de uso, além de exigir mais tempo para o dinheiro cair na conta e ter restrições de data e horário para as transações.

Saiba também: Tem limite de PIX por dia?

Já o boleto, é uma forma de pagamento, e poucas instituições permitem que ele seja gerado por pessoa física. Além disso, é possível pagar boleto com PIX.

Enquanto o PIX permite que o dinheiro seja transferido em tempo real, o boleto tem o tempo de compensação, e pode demorar até 3 dias úteis.

Veja a seguir as principais diferenças entre os tipos de transferência: PIX, TED e DOC de maneira mais prática.

PIX TED DOC
Necessário chave PIX Necessário dados bancários Necessário dados bancários
O dinheiro cai na conta em até 30 segundos Cai na conta no mesmo dia, dependendo do horário imposto pela instituição bancária. Pode demorar até 48 horas para cair na conta
Sem valor mínimo Sem valor mínimo Sem valor mínimo, mas com valor máximo de R$ 4.999,99 diário.
Gratuito A instituição bancária pode cobrar uma taxa pela transferência A instituição bancária pode cobrar uma taxa pela transferência

É possível fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, fazer PIX com cartão de crédito é possível com alguns bancos e instituições financeiras. Com a modalidade, o titular pode usar seu limite do cartão de crédito como forma para efetuar pagamentos instantâneos através do PIX.

Por ser uma operação relativamente recente, ainda são poucas instituições que oferecem esta modalidade de crédito, permitindo o saque do valor ou o uso de parte do limite como débito em conta.

Aprenda: É possível cancelar ou desfazer um PIX feito?

A taxa cobrada por essa transação varia de acordo com o banco e pode ser um valor fixo ou uma porcentagem do valor a ser transferido.

É importante verificar as taxas e prazos antes de optar por realizar PIX com cartão de crédito, para que a operação seja segura, eficaz e realmente vantajosa.

Como funciona o Pix com cartão de crédito?

O Pix com cartão de crédito funciona permitindo que você realize transferências instantâneas usando o limite disponível no seu cartão, sem precisar de saldo na conta bancária. 

A transação é realizada de forma simples pelo aplicativo do banco ou instituição financeira, e o valor da operação é destacado na fatura do cartão de crédito, para ser pago no vencimento. 

Vale ressaltar que, em alguns casos, podem ser aplicadas taxas adicionais dependendo das condições do seu cartão.

Leia também: Quais as 8 formas de pagamento com Pix e como fazer?

Posso parcelar Pix com o cartão de crédito? 

Sim, você pode parcelar Pix com o cartão de crédito através do Pix parcelado. Com essa solução financeira, você recebe o dinheiro via Pix e pode dividir o pagamento em parcelas, com juros aplicados, utilizando o limite do seu cartão de crédito.

Isso oferece mais flexibilidade no pagamento, facilitando o seu planejamento financeiro pessoal e permitindo que você controle melhor o seu orçamento.

Saiba mais: Como funciona o Pix parcelado?

Quais cartões fazem Pix com cartão de crédito?

Atualmente, alguns bancos oferecem o PIX no cartão de crédito, como o Nubank, o Digio e Banco BV.

Leia também: Empréstimo na hora via PIX

É importante verificar as taxas, limites e prazos aplicados por cada instituição para fazer a transação com a consciência dos custos e características da mesma.

Quer receber notícias gratuitas semanalmente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba os destaques semanais do mundo financeiro!

Posso fazer Pix com Cartão de Crédito Consignado?

Sim! O Cartão de Crédito Consignado também permite o PIX do limite do cartão. Esta modalidade possui limite de 5% da renda do titular e possui diversas vantagens.

O Cartão de Crédito Consignado é uma operação liberada para pessoas que têm renda fixa, como aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.

Isto ocorre porque o desconto do Cartão Consignado é realizado diretamente na renda do titular, logo, é necessário que sua renda seja estável.

Por ser uma operação de baixo risco de inadimplência, esta opção tem um teto de juros muito inferior às demais modalidades de cartão, atualmente, fixado em 2,46%.

Conheça: Cartão de Benefício Consignado 

Além de servir como um cartão de crédito usual, o Cartão Consignado permite o saque de até 70% do limite, oferece seguro de vida e auxílio-funeral, permite descontos em redes conveniadas, entre outras vantagens.

O Cartão de Crédito Consignado é uma operação mais conhecida, além de bastante vantajosa e prática para os contratantes.

Como fazer Pix usando cartão de crédito?

Para fazer o PIX usando o cartão de crédito, você deve pesquisar se seu banco oferece a modalidade, conferir suas taxas, limites e prazos, e então, solicitar o saque.

Atualmente, as instituições que oferecem o PIX no cartão de crédito, permitem a contratação simplificada da modalidade.

Entenda: Como fazer PIX para outra pessoa e transferir dinheiro

Há instituições em que você pode escolher o PIX com cartão de crédito no momento da transferência, ou seja, você segue os passos de um PIX comum, e ao final, ao invés de escolher a transferência com o saldo da conta, selecione o limite do cartão de crédito.

E como fazer Pix parcelado sem atrapalhar o limite do cartão?

Para fazer Pix parcelado sem comprometer o limite do cartão de crédito, aqui na meutudo, a gente oferece uma modalidade exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, confira!

Pix Parcelado INSS 

O Pix Parcelado INSS funciona como um meio de pagamento, permitindo que aposentados e pensionistas do INSS realizem compras à vista e aproveitem os descontos oferecidos pelos estabelecimentos.

O valor solicitado pode ser parcelado em até 12 vezes*, com liberação rápida do crédito na conta bancária após a aprovação da proposta. 

*Parcelas abaixo de 12 vezes a depender de condições.

A grande vantagem dessa modalidade é que, mesmo com o nome negativado, é possível contratar o serviço, pois o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento do benefício

Sendo assim, é necessário possuir margem consignável disponível para garantir esse crédito eficiente.

Caso você ainda não tenha o aplicativo meutudo instalado, confira como é simples se cadastrar para garantir esse crédito eficiente:

Qual a taxa de juros no Pix com cartão de crédito?

O Banco Central ainda não definiu regras para o PIX com cartão de crédito, ou seja, bancos, instituições financeiras e fintechs podem criar suas próprias políticas de uso desse tipo de serviço.

A instituição financeira pode aplicar taxas de juros no PIX com limite do cartão de crédito, além do IOF que varia, e o banco pode inclusive optar por não cobrar juros, apenas o IOF.

Veja mais: Segunda via boleto FIES

Neste caso, é importante pesquisar por quais empresas oferecem o serviço nas melhores condições para você utilizar.

Afinal, vale a pena fazer Pix com cartão de crédito?

Sim, fazer Pix com cartão de crédito pode valer a pena em situações como: 

  • Aproveitar descontos em compras à vista
  • Fazer compras online que exigem pagamento imediato
  • Pagar contas urgentes quando não há saldo suficiente na conta
  • Evitar os juros do crédito rotativo ao não conseguir pagar a fatura do cartão no vencimento

Leia também: Não tenho como pagar o cartão de crédito, o que fazer?

Além disso, para quem não possui limite no cartão de crédito, as opções de Pix parcelado INSS e Pix parcelado FGTS oferecem diversas vantagens, como:

  • Melhores taxas de juros
  • Liberação rápida do crédito
  • Processo de contratação 100% digital, sem a necessidade de sair de casa
  • Disponível para negativados, pois dispensa a análise de crédito tradicional
  • Acompanhamento da sua proposta em tempo real através da nossa plataforma online
  • Suporte humanizado, com uma equipe de especialistas sempre à disposição para te ajudar

Precisa de dinheiro rápido? Saque seu FGTS via Pix

Se você trabalha de carteira assinada ou já trabalhou em algum momento, pode ter acesso à Antecipação Saque-Aniversário e receber o saldo via PIX contratando aqui na meutudo!

Com a Antecipação, você pode receber até 12 anos do seu saldo FGTS de forma adiantada. Para contratar, basta ter saldo em conta ativa ou inativa do FGTS.

Este tipo de crédito não compromete sua renda mensal, dá acesso um empréstimo de fácil contratação e liberação rápida, além de possuir taxas inferiores, por conta do baixo risco de inadimplência.

Contratando o Empréstimo FGTS aqui na meutudo, você tem acesso ao crédito sem sair de casa, com segurança e praticidade, e ainda recebe o valor no prazo máximo de 1 dia útil!

Além disso, você ainda pode contar com o Seguro Renda Protegida, uma proteção financeira oferecida aos clientes meutudo, que pode ser contratada junto à Antecipação.

Com esse seguro, você tem cobertura de um ano em casos de perda de renda involuntária, como demissão sem justa causa, invalidez por acidente e até morte.

A contratação do Seguro Renda Protegida é opcional mas, ao aderir, o valor é descontado diretamente do saldo FGTS, em parcela única.

Assim, aqui na meutudo, você contrata a Antecipação Saque-Aniversário e um seguro de renda, que garantem crédito barato e justo, contando com transparência e simplicidade no processo.

Baixe o aplicativo meutudo ou acesse nosso site, para contar com um crédito seguro e rápido via PIX, além de taxas atrativas e dinheiro em até 24 horas úteis!

Para continuar aprendendo com os conteúdos da meutudo, inscreva-se abaixo e receba semanalmente nossos conteúdos informativos em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.