Quem criou o Pix? Qual governo implementou e como surgiu

Quem criou o Pix? Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros que utilizam diariamente essa ferramenta que revolucionou os pagamentos no país. 

Em 2024, o Pix superou todas as outras formas de pagamento, consolidando-se como uma alternativa prática e acessível para transferências, compras e até mesmo crédito parcelado. 

A seguir, entenda como o Pix surgiu, quem foi responsável pela sua criação e qual governo implementou essa tecnologia que transformou a economia brasileira.

O que é o Pix?

O Pix é o meio de pagamento instantâneo brasileiro. Com ele, os valores em dinheiro são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora e em qualquer dia. 

De forma prática, rápida e segura, o Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente ou conta poupança. Quem precisa pagar e quem precisa receber realiza a transação financeira em segundos. 

Saiba também: O que é, como funciona e como registrar Chave Pix

Antes do Pix, o mesmo procedimento de transferência de valores era realizado por outros tipos de transferências bancárias, podendo levar até mesmo mais de um dia. O Pix modernizou esse processo. 

Afinal, quem criou o Pix? 

O Pix foi idealizado pelo Banco Central do Brasil e começou a ser desenvolvido em 2018, no governo de Michel Temer, por um grupo de estudos do órgão. Em 2020 ocorreu o lançamento do Pix, durante o governo de Jair Bolsonaro. 

Saiba também: 4 formas simples para realizar o pagamento com Pix

Até o fim do ano de 2022, 133 milhões de pessoas físicas já tinham feito ou recebido pelo menos um Pix. Isso é equivalente a 77% da população adulta brasileira.

O termo Pix não é uma sigla e não tem um significado específico. A palavra foi escolhida porque lembra tecnologia e pixels, ou seja, os pontos luminosos na tela do computador.

Em qual governo foi criado o Pix?

A origem do Pix iniciou em 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, quando o Banco Central começou a desenvolver o projeto. 

No entanto, o sistema foi concluído e lançado oficialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Saiba mais: Guia atualizado com todas as informações sobre o Pix

Quando o Pix foi implementado?

O Pix foi implementado oficialmente em 16 de novembro de 2020 e, desde então, tornou-se uma das principais formas de pagamento utilizadas pelos brasileiros

Sua facilidade de uso, rapidez e disponibilidade 24 horas por dia transformaram o sistema em uma alternativa indispensável para transferências, compras e até pagamentos de contas.

Existe Pix em outros países?

Internacionalmente, ou seja, em outros países, o Pix já é utilizado, mas não com todas as funcionalidades que existem no Brasil. Cada país busca adaptar a ferramenta à sua realidade. 

Conheça: Antecipação Saque-Aniversário

O que os brasileiros  chamam de  Pix, em outros países o sistema de pagamento tem outros nomes: MB Way, em Portugal; o Bizum, na Espanha e Zengin no Japão.  

Em Portugal, por exemplo, o sistema MB Way permite transferências pelo celular, porém para aderir é preciso cadastrar um cartão bancário e um telefone celular.

Qual foi a inspiração do Pix?

Não há uma conclusão de fato sobre qual foi a inspiração para a criação do Pix. Algumas informações são diferentes, alegando que podem ter sido o Sistema Open Banking, ou a plataforma da Startup Zelle.

Alguns afirmam que o  Banco Central criou o Pix a partir de uma inspiração em um sistema bancário inglês chamado open banking. 

Outros dizem que a inspiração partiu do trabalho de uma startup norte-americana chamada Zelle. Essa empresa lançou uma plataforma de transferências rápidas em outubro de 2016

Veja mais: O robô do Pix funciona?

Com essa mesma ideia, um grupo de trabalho brasileiro começou a avaliar as possibilidades. 

Se quiser continuar se informando com nossos conteúdos, cadastre-se gratuitamente no formulário para recebê-los diretamente em seu e-mail.

O que os bancos ganham com o Pix?

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em uma entrevista que, atualmente, os bancos ganham muito com o Pix

Segundo ele, desde o início do Pix, 6 milhões de novas contas foram abertas, consequentemente trazendo mais clientes para os bancos e gerando mais acessos aos serviços oferecidos. 

Saiba também: Passo a passo para se cadastrar no Pix e começar a usar

Ainda de acordo com o presidente do Banco Central, outra vantagem que o Pix trouxe para o setor financeiro foi o aumento da competitividade.

O pagamento por Pix é seguro?

O Pix apresenta muitos mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações. 

Sua segurança é pautada em quatro dimensões: autenticação do usuário, rastreabilidade das transações, tráfego seguro de informações e regras fortes de funcionamento. 

Aumentar cada vez mais a segurança, melhorar a experiência dos clientes e incentivar a inclusão financeira também são alguns dos objetivos do Pix. 

Confira também: Posso fazer um Pix para mim mesmo? 

Crédito para comprar à vista e pagar parcelado é com o Pix

O Pix, por si só, não oferece crédito parcelado, mas algumas instituições financeiras e fintechs de crédito criaram uma solução que permite aos clientes receber o valor necessário via Pix e dividir o pagamento em parcelas, com juros aplicados.

Essa modalidade, chamada de Pix parcelado, não exige saldo em conta, mas sim uma linha de crédito pré-aprovada pela instituição financeira.

A seguir, conheça dois tipos de Pix parcelado que você encontra aqui na meutudo.

Pix parcelado INSS

O Pix parcelado INSS é uma modalidade que funciona como um meio de pagamento, pensado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desejam aproveitar descontos em compras à vista.

Com essa solução, os segurados podem parcelar o valor solicitado em até 12 vezes* de forma prática e rápida, utilizando nosso site ou aplicativo meutudo.

*Parcelas abaixo de 12 vezes a depender de condições.

Vale destacar que, para contratar, é necessário ter margem consignável disponível, pois as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício do INSS.

Outra vantagem do Pix parcelado INSS é que ele pode ser contratado por beneficiários negativados

Mesmo quem está com o nome sujo tem acesso à modalidade, já que não exige análise de crédito.

O melhor de tudo é que o crédito é liberado via Pix na sua conta bancária assim que a proposta é aprovada.

Caso você ainda não tenha o nosso aplicativo instalado, confira como é fácil fazer o seu cadastro para garantir esse crédito eficiente

Pix parcelado FGTS

O Pix Parcelado FGTS também funciona como um meio de pagamento e será lançado em breve aqui da meutudo.

Essa modalidade oferece o crédito necessário para realizar compras à vista, garantindo que o cliente aproveite os descontos oferecidos pelos estabelecimentos.

O valor solicitado pode ser parcelado em até 12 vezes*, e a liberação do crédito é rápida, sendo depositada diretamente na sua conta bancária após a aprovação da proposta.

*Parcelas abaixo de 12 vezes a depender de condições.

No entanto, essa modalidade é destinada exclusivamente a quem aderiu ao “Saque-Aniversário” e possui saldo disponível em contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Nesse contexto, o Saque-Aniversário é utilizado apenas como garantia, sendo descontado caso haja inadimplência nas parcelas

Graças a essa garantia, até mesmo quem está com o nome negativado pode rá contratar o Pix parcelado FGTS em breve com a gente.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.