Alibaba vende participação em rede de hipermercados por US$ 1,6 bi

O grupo Alibaba anunciou a venda de sua participação de mais de 70% na rede de hipermercados Sun Art Retail Group para a empresa de private equity DCP Capital. A transação, que pode render até HKS 12,3 bilhões (US$ 1,6 bilhão), reforça a estratégia da gigante chinesa de concentrar seus esforços em seu principal negócio: o comércio eletrônico.

O valor da venda é substancialmente inferior aos US$ 3,6 bilhões que o Alibaba desembolsou em 2020 para ampliar sua fatia na Sun Art. Atualmente avaliada em cerca de US$ 3 bilhões, a varejista viu seu valor de mercado crescer mais de 80% nos últimos 12 meses.

A decisão acelera a saída do Alibaba do segmento de varejo físico, que foi uma aposta significativa do antigo CEO Daniel Zhang. A empresa agora volta suas atenções para áreas mais estratégicas, como nuvem e comércio eletrônico, onde a competição tem se intensificado.

Foco no digital e expansão global

Sob a liderança do novo CEO Eddie Wu, o Alibaba tem priorizado investimentos em mercados online e serviços em nuvem, além de fortalecer sua presença internacional. A criação de uma joint venture para acelerar operações na Coreia do Sul é um exemplo da nova estratégia de crescimento global da empresa.

Enquanto investe em áreas estratégicas, o grupo também tem se desfeito de negócios considerados não essenciais, como o varejo físico, para manter o foco em suas operações principais.

O Alibaba enfrenta desafios no mercado doméstico, com concorrentes como a PDD Holdings e a ByteDance ganhando espaço. Essa pressão tem levado a empresa a revisar sua estratégia e reforçar sua atuação como plataforma de comércio eletrônico.

Veja também

Gol firma acordo de R$ 5,5 bi com Receita Federal e PGFN para reestruturação tributária

O post Alibaba vende participação em rede de hipermercados por US$ 1,6 bi apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.