Trump apoia vistos para trabalhadores estrangeiros qualificados

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, manifestou apoio ao programa de vistos H-1B, que facilita a contratação de trabalhadores estrangeiros altamente especializados por empresas norte-americanas.

A declaração, divulgada pelo jornal New York Post no sábado (28.dez.2024), indica uma mudança em sua postura anterior de restrições a vistos para trabalhadores estrangeiros. 

“Eu sempre gostei dos vistos, sempre fui a favor dos vistos. É por isso que os temos. Eu tenho muitos [funcionários com] H-1B em minhas propriedades. Sempre acreditei no H-1B. Usei muitas vezes. É um ótimo programa”, afirmou Trump.

A posição de Trump agora se alinha com a do dono das empresas de tecnologia Tesla e X (ex-Twitter), Elon Musk, que defende a importância do programa H-1B para atrair mão de obra qualificada de imigrantes. 

Musk argumentou a favor do incentivo à imigração legal comparando os EUA a um time de basquete da NBA (National Basketball Association, na sigla em inglês). “É como trazer os Jokics ou Wembys [jogadores estrangeiros que jogam na liga de basquete norte-americana] do mundo para ajudar todo o seu time (que é formado principalmente por americanos!) a vencer a NBA”, declarou.

A mudança de postura de Trump contrasta com as opiniões de alguns integrantes do movimento Maga (Make America Great Again, na sigla em inglês), que defendem restrições mais severas à imigração.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.