Warner Bros Discovery anuncia divisão em 2 empresas

A WBD (Warner Bros Discovery) anunciou que irá se dividir em 2 empresas de capital aberto e separará seus estúdios e negócios de streaming das redes de televisão a cabo. A decisão foi divulgada na 2ª feira (09.jun.2025) e visa a melhorar a competitividade da controladora da HBO e CNN no mercado atual de mídia. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 245 kB, em inglês).

A separação será estruturada como uma transação livre de impostos com conclusão estimada para meados de 2026. Segundo a Reuters, a medida desfaz a fusão entre WarnerMedia e Discovery, realizada em 2022, e dá ao setor de streaming e estúdios mais espaço para crescimento sem o peso das redes de TV em declínio.

O CEO, David Zaslav, liderará a nova empresa de streaming e estúdios depois da separação, que incluirá Warner Bros, DC Studios e HBO Max, consideradas peças valiosas do entretenimento da WBD. A unidade de canais, que abrigará CNN, TNT Sports e Bleacher Report, será comandada pelo atual diretor financeiro, Gunnar Wiedenfels, e manterá até 20% de participação em sua contraparte.

“Ao operar como duas empresas distintas e otimizadas no futuro, estamos capacitando essas marcas icônicas com o foco mais preciso e a flexibilidade estratégica de que precisam para competir de forma mais eficaz no cenário de mídia em evolução de hoje”, declarou Zaslav.

A maior parte da dívida da empresa permanecerá com a companhia de redes globais. A WBD registrava uma dívida bruta de $38 bilhões em março.

O anúncio é a resposta da Warner Bros. Discovery à pressão dos investidores e às mudanças em toda a indústria. À medida que o negócio de televisão a cabo se contrai na era do streaming, Zaslav oferece aos acionistas uma maneira de investir na parte crescente do negócio do HBO Max sem exposição ao cabo.

Em 2 de junho, cerca de 59% dos acionistas da WBD votaram contra os pacotes de remuneração executiva, incluindo a compensação de $51,9 milhões de Zaslav para 2024, na assembleia anual de acionistas, em uma crítica simbólica à liderança da empresa.

O serviço de streaming da WBD contabilizava aproximadamente 122 milhões de assinantes em março. A empresa projeta ultrapassar 150 milhões até o final de 2026. O número ainda ficaria atrás dos mais de 300 milhões da Netflix e dos 181 milhões combinados de Disney+ e Hulu.

Brian Wieser, CEO da Madison and Wall, expressou ceticismo ao afirmar que “se algo, poderia torná-los piores ao favorecer a engenharia financeira em vez de se concentrar em melhorar as operações existentes ou buscar novas oportunidades de crescimento, dado o modo como um acordo como este pode dificultar ambos os lados da empresa até que as transações sejam fechadas”.

Jeff Wlodarczak, analista do Pivotal Research Group, disse à Reuters que “a perspectiva para o negócio de redes de cabo em geral é bastante feia e presumo que haverá consolidação lá”.

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