França adota série “Adolescência” como material didático

A ministra da Educação da França, Elisabeth Borne, anunciou que a série britânica “Adolescência” será utilizada como material didático nas escolas de ensino médio do país. O anúncio foi feito nesta 2ª feira (9.jun.2025) durante entrevista à LCI (Le Chaîne Info).

A produção aborda como conteúdos masculinistas nas redes sociais impactam negativamente os adolescentes. Segundo Borne, o produtor da série autorizou o uso educacional do conteúdo.

A decisão francesa segue iniciativa similar implementada pelo Reino Unido no final de março deste ano. As autoridades britânicas introduziram a exibição da série em escolas para estimular debates e “evitar que os jovens sejam arrastados para uma espiral de ódio e misoginia”.

“Adolescência” conta a história de um adolescente britânico de 13 anos detido em uma pequena cidade inglesa após ser acusado de matar uma colega com golpes de faca. A narrativa acompanha desde interrogatórios policiais até sessões com um psicólogo, explorando a possível influência de ideologias masculinistas no comportamento do protagonista, Jamie.

O Ministério da Educação francês implementará “cinco sessões pedagógicas aos jovens baseadas nesta série” para estudantes do ensino médio. Os trechos selecionados são os mesmos já utilizados no sistema educacional britânico.

A ministra destaca que os segmentos escolhidos são “muito representativos da violência que pode existir entre os jovens”. Borne explica que a iniciativa busca alertar os estudantes sobre os riscos da “superexposição às telas e à banalização da violência nas redes sociais”.

O programa educacional também aborda a disseminação de teorias masculinistas, descritas como discursos misóginos que estimulam a violência contra mulheres. A série serve como ponto de partida para discussões sobre a influência desses conteúdos no comportamento dos adolescentes.

O ministério não divulgou quando as sessões começarão a ser implementadas nas escolas francesas ou se haverá capacitação específica para os educadores responsáveis pelas discussões.

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