Descontos indevidos podem ser consultados nos Correios a partir de sexta, 30

A partir desta sexta-feira (30/5) aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem procurar uma das 4.730 agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios.Essa iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital.CONTEÚDOS RELACIONADOSINSS: Veja como denunciar e pedir ressarcimento de descontosINSS inicia devolução de descontos indevidos nesta segunda, 26Centrão coloca em 2º plano reforma de Lula e indica sobre cargosTodos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a abril estão tendo os valores devolvidos desde segunda-feira, 26 de maio. Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.No fim do mês passado, o INSS havia determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente ao mês de abril já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS, no entanto, reteve esses valores e não repassou o montante às entidades associativas. Agora, a devolução será feita com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho.Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência. Em caso de dúvidas, a orientação é que a pessoa procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!Para quem é esse atendimento?Se você tem dificuldade com internet ou telefone, ou se sente mais confiante para tirar suas dúvidas com uma pessoa, o atendimento presencial é a melhor opção para você.Mas atenção: os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se você já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.O que levar para ser atendido?Apenas um documento de identificação oficial.Não é necessário levar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.Se o beneficiário estiver impossibilitado de comparecer à agência, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.COMO FUNCIONA?O atendimento presencial será realizado por meio do acesso a uma plataforma eletrônica específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:Consultar se foi feito algum desconto não autorizado no benefícioRequerer a contestação de descontos não autorizadosReconhecer a autorização de algum descontoConsultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)Analisar e contestar a documentação apresentada pela associaçãoImprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSSTodo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências. Haverá sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.E quem mora longe de uma agência?O Governo Federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativaAlerta importante!Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser do INSS ou dos Correios, é golpe!O atendimento está sendo realizado apenas pelos canais oficiais:Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS )Pelo site do INSSPela Central 135A partir do dia 30 de maio, pelas agências dos Correios
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