Fórum de Turismo do Curimataú paraibano anuncia primeiro Festival de Inverno das Serras

Valorizar os atrativos, a arte e a história de um povo é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo e do sentimento coletivo de zelo pelo patrimônio natural e cultural de uma região. Com esse propósito, o Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú anunciou o primeiro Festival de Inverno nas Serras, o novo produto turístico que terá início a partir do mês de agosto.

Idealizado em parceria com os municípios de Araruna, Dona Inês, Cacimba de Dentro, Cuité e Serra da Raiz, o projeto terá uma programação ampla e diversificada que inclui cursos, oficinas, concertos, exposições gastronômicas e apresentações de artistas da região.

De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Curimataú, Ricardo Câmara, o objetivo é fomentar o turismo, a cultura e também oportunizar a qualificação da mão de obra. “Queremos desenvolver ações com efeito duradouro na vida das pessoas. Por isso, pensamos nos cursos e oficinas que irão aperfeiçoar o trabalho dos nossos artesãos, microempreendedores e artistas locais”.

A expectativa é que o festival atraia não apenas o público da Paraíba, mas também de outros estados, apostando no turismo como vetor de desenvolvimento sustentável para a região do Curimataú. Além disso, o evento propõe que as pessoas de cada município envolvido possam participar das edições nas cidades vizinhas, de modo a fomentar uma verdadeira permuta de saberes e experiências a partir da imersão cultural.

“Cada um dos cinco município tem uma história, uma cultura e um patrimônio natural únicos. É necessário que a gente estimule a ideia de valorização e sentimento de orgulho e pertencimento diante das riquezas da nossa região. É assim que, aos poucos, consolidamos o Curimataú como um destino destacado no interior da Paraíba, dando um exemplo de integração e regionalização turística”, afirmou Ricardo Câmara.

Além do Fórum e dos municípios parceiros, o primeiro Festival de Inverno das Serras conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e Secretaria de Cultura do estado. Também são parceiros do projeto o Sebrae, Senar e Sesc Paraíba, Empreender Paraíba, Fundação Espaço Cultural, Univesidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande.

Lançamento

A programação oficial do festival será lançada na próxima sexta-feira (30), em solenidade no Tunila Chalés, localizado no Sítio Lagoa D’Água, zona rural de Cacimba de Dentro. O evento contará com a presença de prefeitos, secretários, empresários, artistas e profissionais da imprensa, que conhecerão os detalhes da programação, datas e parcerias envolvidas na realização do festival.

Durante a cerimônia, o público vai apreciar uma apresentação musical ao vivo e uma intervenção da tradicional cultura popular, destacando os talentos da região e valorizando a diversidade artística do Curimataú paraibano.

 

 

 

Com informações da assessoria

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.