Quem é o Careca do INSS que entrou na justiça contra o apelido

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido nacionalmente como “Careca do INSS”, viu sua tentativa de frear o uso do apelido em veículos de imprensa ser rejeitada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A queixa-crime movida por ele acusava um portal de calúnia, injúria e difamação, alegando que a repetição do apelido manchava sua imagem. O juiz entendeu que, embora a alcunha possa parecer de mau gosto, ela é amplamente utilizada como forma de identificação pública e, portanto, não constitui crime.

Pontos Principais:

  • Antônio Carlos moveu ação judicial para impedir uso do apelido “Careca do INSS”.
  • Justiça considerou que o apelido, embora polêmico, é de uso público e não ofensivo por si só.
  • Ele é investigado por desvio de mais de R$ 6 bilhões de aposentados do INSS desde 2019.
  • Foram apreendidos carros de luxo ligados a ele e a empresas de fachada envolvidas no esquema.

Investigado pela Polícia Federal, Antunes é apontado como líder de um esquema bilionário que teria desviado mais de R$ 6,3 bilhões de aposentados do INSS. As fraudes envolviam descontos indevidos em folhas de pagamento de beneficiários, repassados por meio de sindicatos e associações a empresas nas quais ele figura como sócio. Parte dos valores também teria sido destinada a servidores do INSS e seus familiares.

Em ações recentes da Polícia Federal, foram apreendidos veículos de alto padrão em nome de Antônio Carlos e de seus familiares. Um dos carros, uma BMW X1, estava registrada em nome da esposa de um ministro do TCU. A apreensão aconteceu em uma residência no Lago Sul, área nobre de Brasília, onde mora Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio e sócio em várias empresas investigadas.

A senadora Damares Alves também declarou ter identificado carros de Antunes estacionados na garagem de um edifício onde mantém escritório. Ela apresentou vídeos e imagens à Polícia Federal. Os veículos, segundo ela, pertenciam a empresas de fachada controladas pelo “Careca do INSS”.

Apesar de ser conhecido por esse apelido, Antunes nunca foi servidor público. Ele se tornou figura central nas investigações ao criar 22 empresas entre 2019 e 2023, justamente quando os repasses suspeitos das associações cresceram vertiginosamente. Os investigadores suspeitam que o grupo se aproveitou da estrutura do INSS para lucrar indevidamente.

A defesa de Antunes afirma que ele é inocente e que todas as operações de suas empresas são legítimas. Em nota, seus advogados informaram confiar no trabalho das instituições e que os autos do processo comprovarão sua inocência ao longo da investigação. Eles consideram que houve abuso na divulgação de informações e defendem o direito ao devido processo legal.

O caso ainda está em fase de instrução, mas chama atenção pela quantidade de pessoas afetadas: estima-se que cerca de 4 milhões de aposentados tiveram valores descontados indevidamente. A repercussão levou o caso à imprensa nacional, e mesmo diante da queixa de Antunes, o termo “Careca do INSS” segue sendo a principal referência à figura central da investigação.

Fonte: CNN.

O post Quem é o Careca do INSS que entrou na justiça contra o apelido apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.