INSS bloqueou seu benefício para novos Empréstimos? Confira o que fazer agora mesmo

Na última segunda-feira (19), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o despacho que torna obrigatória a biometria para desbloquear benefícios e contratar novos Empréstimos consignados conveniados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida entra em vigor a partir de 23 de maio e busca reforçar a segurança dos beneficiários, após a descoberta de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios.

Confira o que muda no bloqueio de Empréstimo do INSS, como realizar o desbloqueio com biometria e quando será possível contratar novos Consignados. Continue a leitura!

O que é o bloqueio de Empréstimos do INSS?

O bloqueio de empréstimos do INSS é uma medida de segurança que suspendeu temporariamente a possibilidade de contratar novos Empréstimos consignados.

A decisão foi tomada após a identificação de fraudes no sistema, envolvendo descontos indevidos aplicados por associações e entidades não autorizadas.

Esse tipo de golpe do INSS afetou milhares de aposentados e pensionistas, que sofreram prejuízos financeiros com cobranças indevidas e sem consentimento.

Diante disso, o INSS bloqueia Empréstimos consignados como forma de proteger os beneficiários e impedir novas irregularidades.

Esse bloqueio impede não só a contratação de novos créditos, mas também operações como a portabilidade e o refinanciamento, até que o desbloqueio seja feito pelo próprio titular do benefício, seguindo os novos procedimentos definidos.

Quando o INSS vai liberar o Empréstimo consignado?

O desbloqueio para contratação de novos Empréstimos consignados será possível a partir desta sexta-feira (23), de acordo com o determinado em despacho oficial publicado no DOU.

A partir dessa data, todos os desbloqueios deverão ser realizados exclusivamente por meio de biometria, pelo site ou aplicativo Meu INSS, validada nas bases do Governo Federal.

Importante: Com a obrigatoriedade da biometria facial, é necessário ter uma câmera funcionando para que a captação da imagem pelo computador ou celular funcione.

Isso significa que, mesmo que o bloqueio continue como regra geral para proteger contra fraudes, os beneficiários poderão liberar seus benefícios individualmente ao realizar o reconhecimento facial exigido.

O objetivo dessa nova exigência é aumentar a segurança, reduzindo os riscos de golpes e garantindo que somente o titular possa autorizar novos empréstimos consignados.

Até lá, quem não fizer a biometria vai continuar impedido de contratar novos créditos, realizar a Portabilidade ou Refinanciamento de seus empréstimos.

Como aposentados podem desbloquear benefício para novo Consignado INSS?

Para desbloquear o benefício e contratar um novo Empréstimo consignado, o aposentado ou pensionista precisará realizar o reconhecimento facial através do aplicativo, ou site Meu INSS.

Esse processo é simples, feito diretamente pelo celular ou computador, e passa a ser obrigatório a partir de 23 de maio para todas as liberações de crédito consignado.

Confira o passo a passo de como solicitar o desbloqueio:

É importante destacar que essa exigência de biometria pode ter ajustes futuros de acordo com as orientações do INSS e do Governo Federal.

Por isso, recomendamos que o beneficiário fique atento aos comunicados oficiais e às mensagens enviadas pelo próprio sistema Meu INSS.

Além disso, é importante reforçar que o desbloqueio do benefício não ocorre de forma imediata, após ser solicitado ao INSS.

Após a solicitação e validação da biometria, é necessário aguardar o prazo informado pelo sistema para que o benefício fique apto a novos descontos de crédito consignado.

Como contratar o Consignado INSS com segurança?

Depois que o desbloqueio for concluído — com a validação biométrica no Meu INSS —, o beneficiário poderá contratar um novo Empréstimo consignado com segurança.

Aqui na meutudo, oferecemos uma contratação 100% online, prático e transparente, com taxas personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.

Trabalhamos em parceria com a Parati Financeira, proporcionando mais segurança de acordo com as normas do Banco Central e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se quiser uma estimativa de quanto pode contratar com a gente, você pode usar o nosso simulador de Empréstimo consignado INSS abaixo. Confira:

Quer saber o quanto pode pegar emprestado? Faça sua simulação agora!
Qual o valor do seu salário?


Você pode receber até
R$ 0,00

Saiba mais
* Valor máximo da parcela mensal deve respeitar o limite de 35% do salário líquido.

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

* Contratação sujeita a análise. Os valores aqui presentes podem variar no leilão.

Plataforma segura.

Para simulações mais detalhadas ou realizar a sua contratação, você pode fazer um cadastro simples pelo nosso site ou aplicativo gratuito.

Esse cadastro é realizado em poucas etapas, confira como fazer no passo a passo a seguir.

Em caso de dúvidas após o cadastro ou em qualquer etapa do processo, você pode contar com nossa equipe de especialistas, pelo chat do nosso site ou aplicativo.

Gostou desse conteúdo? Para acompanhar as novidades sobre INSS e outros temas, inscreva-se aqui no formulário e receba nossos destaques semanais diretamente em seu e-mail ou entre em nosso exclusivo canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.