Governo paulista começa a usar IA para corrigir lição de alunos

O governo de São Paulo anunciou na 2ª feira (19.mai.2025) um projeto-piloto de uso de inteligência artificial na correção de lições feitas por alunos na plataforma TarefaSP. Os testes iniciais serão feitos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio.

As correções serão feitas tanto em respostas dissertativas quanto objetivas. Segundo o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, a medida visa a ajudar a desafogar os professores. A princípio, o uso da ferramenta tecnológica não terá impacto nas notas.

Nas questões dissertativas, a IA vai comparar as respostas dos estudantes com a resolução elaborada pela Secretaria da Educação. Depois, vai mostrar se a questão foi respondida de forma correta, parcialmente correta ou incorreta, com uma breve explicação.

O TarefaSP, ambiente em que a IA será utilizada, foi implementado em São Paulo em 2023 para estudantes fazerem lição de casa. Cerca de 2,5 milhões de alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio utilizam o sistema digital.

O projeto-piloto com correção via IA deve abranger 5% dos exercícios presentes na plataforma. “Na redação é sempre revisado. O professor vê o que a inteligência artificial disse sobre a redação do aluno e depois dá a devolutiva. Já na lição de casa, não. Ela vai direto“, disse Feder.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.