Alcolumbre comemora autorização de pesquisa na Margem Equatorial

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comemorou nesta 2ª feira (19.mai.2025) a aprovação do plano da Petrobras para proteger animais em caso de vazamento de óleo durante a exploração de petróleo no bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial, na Bacia da Foz do Amazonas.

Alcolumbre disse que a aprovação, com aval do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), representa uma “oportunidade estratégica para reduzir desigualdades históricas”.

“Essa aprovação reforça a confiança nas instituições e no compromisso com um futuro seguro, desenvolvido e sustentável”, afirmou Alcolumbre em nota enviada a jornalistas.

Apesar de não significar uma licença definitiva para a perfuração exploratória, a decisão marca mais um passo no processo de autorização ambiental e é vista como um indicativo de que o aval à exploração de petróleo na costa entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, está próximo.

Agora, a Petrobras poderá partir para a parte prática, com vistorias e simulações de resgate de animais. A próxima fase será a APO (Avaliação Pré-Operacional), que vai testar se o plano de emergência funciona. O Ibama e a Petrobras ainda vão definir o calendário desses testes.

Em março, o órgão autorizou a limpeza de uma sonda da Petrobras destinada à região, medida técnica que costuma anteceder deslocamentos para áreas com presença de espécies invasoras, como o coral-sol. A operação deve durar cerca de 2 meses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.