Rival chinês do GPS já está em 288 milhões de smartphones

Resumo
  • O sistema de navegação BeiDou, alternativa chinesa ao GPS dos EUA, já está presente em 288 milhões de smartphones.
  • O Beidou movimentou US$ 80 bilhões em 2024 e realiza mais de 1 trilhão de operações diárias de localização.
  • A China planeja atualizar a constelação de satélites BeiDou até 2035, visando maior precisão no posicionamento em tempo real.

O sistema de navegação BeiDou, desenvolvido pela China como alternativa ao GPS dos Estados Unidos, segue ampliando sua presença no mercado doméstico. Com cada vez mais aplicações no cotidiano, o sistema chinês já está presente em 288 milhões de smartphones, principalmente de fabricantes locais como Huawei e Xiaomi.

Segundo dados recentes da GNSS and LBS Association of China, o ecossistema do BeiDou movimentou o equivalente a cerca de US$ 80 bilhões em 2024, um crescimento de 7,39% em relação ao ano anterior.

Mais de 1 trilhão de operações de localização por dia são realizadas no sistema BeiDou, que é integrado a serviços populares no país, como Baidu Maps e Amap. Juntas, essas plataformas orientam trajetos de até 4 bilhões de quilômetros diariamente.

BeiDou vai além de celulares e mira novos setores

A adoção do BeiDou vai muito além dos smartphones. O sistema chinês de navegação está sendo integrado a diversos dispositivos, como bicicletas elétricas, drones, wearables e até robôs. Essa diversificação amplia ainda mais o uso da tecnologia no dia a dia e fortalece a indústria nacional em áreas estratégicas, como processamento de dados, chips, algoritmos e infraestrutura de satélites.

O projeto, que começou há mais de três décadas com o lançamento dos primeiros satélites, faz parte de um esforço do governo chinês para fortalecer sua autonomia tecnológica. Em meio a tensões geopolíticas, especialmente com os Estados Unidos, o país tem direcionado investimentos para reduzir a dependência de serviços estrangeiros como o GPS, principalmente em setores sensíveis como defesa e grandes estatais.

Segundo especialistas, há uma tendência de que alguns dispositivos fabricados localmente deixem de oferecer suporte ao GPS por motivos de segurança. Em determinados contextos, como em órgãos públicos ou operações militares, o BeiDou tem sido priorizado ou até mesmo adotado como padrão exclusivo de navegação e mapeamento de alta precisão.

O BeiDou pode substituir o GPS?

Apesar de o GPS continuar amplamente utilizado em todo o mundo, o BeiDou já oferece funcionalidades comparáveis e, em alguns casos, superiores. A cobertura global do sistema chinês já é uma realidade, e sua precisão tem sido aprimorada em regiões estratégicas, como o Sudeste Asiático e países que integram a Nova Rota da Seda.

A China planeja atualizar a constelação de satélites do BeiDou até 2035. Os próximos modelos devem trazer melhorias no posicionamento em tempo real, com precisão de até 1 centímetro, e suporte para aplicações em ambientes extremos, como exploração submarina e voos em altitudes elevadas.

Com informações do South China Morning Post

Rival chinês do GPS já está em 288 milhões de smartphones

Adicionar aos favoritos o Link permanente.