Produção de laranja vai crescer 36,2%, projeta Fundecitrus

A produção de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste mineiro deverá atingir 314,6 milhões de caixas de 40,8 kg na safra 2025/26. A projeção foi divulgada pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) na 5ª feira (15.mai.2025). Ela representa um crescimento de 36,2% em comparação com a colheita anterior.

O setor vem operando com estoques de suco de laranja abaixo do nível considerado estratégico. A projeção indica perspectiva de recuperação para essas regiões, que concentram grande parte da produção nacional.

De acordo com análises do Fundecitrus, os estoques ao final da temporada 2023/24 estão muito inferiores ao patamar recomendável. A expectativa é que até julho de 2026 os níveis de estoque estejam mais adequados para atender à demanda do mercado global, caso a produção confirme as projeções.

Mantido por citricultores e integrantes da indústria de suco, o Fundecitrus é referência em pesquisa e monitoramento do setor no Brasil.

Com o aumento da oferta, os preços pagos aos produtores possivelmente não permanecerão nos patamares elevados atuais, mas devem se manter equilibrados e acima da média histórica.

A projeção não detalha como fatores climáticos poderão influenciar o desenvolvimento das lavouras até o período da colheita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.