Ferrari 296 Speciale estreia com 880 cv híbridos, tecnologias de F1 e visual exclusivo

A Ferrari introduz mais um capítulo em sua linha de berlinettas voltadas para desempenho extremo com a chegada da 296 Speciale. O modelo representa uma evolução técnica do 296 GTB, com mudanças profundas em motorização, aerodinâmica, peso e dinâmica de condução. O objetivo do novo modelo é entregar números mais agressivos e sensações de pista em um veículo homologado para as ruas.

Pontos Principais:

  • Ferrari 296 Speciale tem 880 cv combinando V6 biturbo e extraboost elétrico.
  • Redução de peso de mais de 60 kg e aerodinâmica com 435 kg de downforce.
  • Cabine usa fibra de carbono e tem sistema para amplificar o ronco do motor.
  • Suspensão com amortecedores Multimatic e pneus Michelin sob medida.

O novo carro nasce na mesma filosofia de outros nomes de peso dentro da marca, como 458 Speciale e 488 Pista, mas incorpora elementos inéditos, sobretudo no conjunto híbrido e no projeto aerodinâmico. O projeto foi desenvolvido com forte influência das divisões de corrida da fabricante italiana, e conta com tecnologias originadas da Fórmula 1 e das pistas de testes do programa Challenge.

A estreia mundial do modelo reforça a estratégia da Ferrari de manter a linha de superesportivos tradicionais mesmo com a eletrificação crescente em seu portfólio. A 296 Speciale preserva o motor a combustão, mas complementa sua entrega com um sistema elétrico focado em desempenho.

Motorização e sistema híbrido

A Ferrari revelou a 296 Speciale com 880 cv e visual reformulado. O motor V6 turbo e o extraboost elétrico definem um novo patamar de desempenho na linha berlinetta.
A Ferrari revelou a 296 Speciale com 880 cv e visual reformulado. O motor V6 turbo e o extraboost elétrico definem um novo patamar de desempenho na linha berlinetta.

O conjunto motriz da Ferrari 296 Speciale é composto por um motor V6 biturbo de 3.0 litros posicionado em configuração central-traseira, capaz de entregar 700 cv. A esse motor, soma-se uma unidade elétrica com potência adicional de até 180 cv, totalizando 880 cv de potência combinada.

O ganho de 50 cv em relação ao 296 GTB original foi obtido por meio de componentes internos mais leves e resistentes, como bielas de titânio, pistões reforçados e virabrequim reconfigurado. A lógica do sistema elétrico permite o uso da função extraboost, que entrega potência extra por tempo limitado em situações específicas de condução.

A transmissão é a automatizada F1-DCT de oito marchas com dupla embreagem, recalibrada para trocas mais rápidas e uso otimizado do torque. O carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, com velocidade máxima superior a 330 km/h.

Aerodinâmica e estrutura

O carro utiliza soluções herdadas das pistas como o "aero damper" e as "side wings". O downforce chega a 435 kg a 250 km/h, otimizando estabilidade e controle.
O carro utiliza soluções herdadas das pistas como o “aero damper” e as “side wings”. O downforce chega a 435 kg a 250 km/h, otimizando estabilidade e controle.

O desenvolvimento aerodinâmico teve como base o modelo 296 Challenge, com ênfase na geração de downforce e na estabilidade em altas velocidades. O carro incorpora um sistema de “aero damper” no capô dianteiro, além de novos defletores nas laterais do para-choque traseiro.

  • Downforce de até 435 kg a 250 km/h
  • Aerofólio traseiro com ajuste ativo

Com a redução de mais de 60 kg no peso total, o modelo atinge uma relação peso-potência de 1,60 kg/cv, o melhor índice entre berlinettas com tração traseira da Ferrari. A estrutura inclui uso extensivo de fibra de carbono, ligas metálicas especiais e titânio.

A suspensão foi revisada com componentes Multimatic, molas mais leves e nova calibração de amortecedores. A rolagem da carroceria em curvas foi reduzida em 13%. Pneus Michelin Pilot Sport Cup2 foram desenvolvidos exclusivamente para o modelo.

Design e acabamento

A estrutura foi aliviada com materiais como titânio e fibra de carbono. O modelo tem relação peso-potência recorde entre berlinettas de tração traseira da marca.
A estrutura foi aliviada com materiais como titânio e fibra de carbono. O modelo tem relação peso-potência recorde entre berlinettas de tração traseira da marca.

No visual, a 296 Speciale apresenta alterações significativas na traseira, com duas novas asas suspensas, difusor reposicionado e escapamento elevado. A cor de estreia, chamada Verde Nürburgring, serve como base para faixas longitudinais e elementos de identificação personalizados com números e grafismos.

Por dentro, o foco é funcionalidade e redução de peso. O acabamento utiliza painéis em fibra de carbono, superfícies em alumínio e bancos revestidos em Alcântara. O túnel central exibe uma releitura do antigo “gated shifter” em formato digital.

  • Painel com foco no essencial
  • Redução de componentes visuais
  • Cabine adaptada para condução esportiva

O sistema de som do motor recebeu dutos especiais patenteados que amplificam a frequência dentro da cabine. O resultado é uma experiência auditiva voltada para o motorista, mesmo com o isolamento natural causado pelo uso de materiais leves.

Tecnologias de controle e eletrônica

O interior é focado na funcionalidade, com acabamento em Alcântara e fibra de carbono. A cabine amplifica o som do motor com sistema patenteado da Ferrari.
O interior é focado na funcionalidade, com acabamento em Alcântara e fibra de carbono. A cabine amplifica o som do motor com sistema patenteado da Ferrari.

A Ferrari equipou o 296 Speciale com sistema ABS Evo, desenvolvido para permitir frenagens mais controladas em diferentes tipos de piso. A lógica do extraboost elétrico funciona por demanda, liberando energia adicional conforme a situação de pilotagem exige.

O conjunto eletrônico se baseia em experiências anteriores da SF90 XX Stradale, mas adaptado ao porte e à proposta do modelo 296. A integração entre a eletrônica e os sistemas de condução permite uma pilotagem mais direta, mesmo em limites extremos.

A resposta do acelerador, a rigidez lateral dos pneus e o comportamento em curvas foram definidos com foco em desempenho, sem interferência das assistências eletrônicas em regimes mais agressivos. A eletrônica atua como suporte, mas não intervém no comportamento dinâmico.

Mercado e posicionamento

A Ferrari ainda não confirmou o número total de unidades do 296 Speciale nem o preço sugerido, mas os valores devem superar os R$ 3,5 milhões cobrados atualmente pelo 296 GTB no mercado brasileiro. A exclusividade e o foco na condução esportiva colocam o modelo em um segmento de clientes voltados para track days e colecionadores.

O 296 Speciale representa uma transição importante na engenharia da marca: entrega máxima performance com emissões reduzidas e estrutura híbrida, sem comprometer os princípios clássicos do DNA Ferrari. A proposta é clara: manter o espírito de Maranello em meio à eletrificação global.

Fonte: Ferrari.

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