Brasil suspende exportação de frango do RS por causa da gripe aviária

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) suspendeu temporariamente, a partir desta 6ª feira (16.mai.2025), as exportações de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada depois da confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial localizada no município de Montenegro, no interior do Estado.

A medida busca preservar a imagem do produto brasileiro no mercado internacional e acelerar o processo de retomada das vendas externas após o controle do surto. Ainda não há previsão de quando as exportações serão restabelecidas.

Antes mesmo do anúncio do governo federal, países como China e membros da União Europeia já haviam determinado restrições à compra de carne de frango brasileira. O embargo segue protocolos sanitários firmados entre o Brasil e seus parceiros comerciais, que preveem a suspensão automática de importações em caso de detecção da doença em aves de criação.

Foi o primeiro registro da gripe aviária em um plantel comercial no país. Até então, todos os casos identificados desde a chegada do vírus ao Brasil, em 2023, haviam sido restritos a aves silvestres.

A IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) circula em diversos países desde 2006. O Ministério informou que segue monitorando a situação e aplicando medidas de contenção previstas em protocolos sanitários nacionais e internacionais.

Eis a íntegra do comunicado do Mapa:

“O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) informa que as restrições para a exportação de produtos de aves seguem as exigências acordadas com países importadores, conforme os respectivos modelos de certificado sanitário internacional.

“Quando as exigências estão relacionadas à restrição de área apta a exportar, elas variam de acordo com a enfermidade, impondo restrição a todo o país ou aplicando a regionalização (restrição somente ao Estado, ou ao Município, ou mesmo somente a área infectada). Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização.

“Como efeito da detecção da enfermidade, aplica-se o acordado no certificado e inicia-se o processo de comunicação aos parceiros comerciais, com envio de nota técnica explicativa do fato, dando total transparência à situação. Além disso, o Mapa mantém seu corpo técnico à disposição para esclarecimentos ou eventual reunião técnica, caso solicitada por alguma autoridade de país importador, de modo a reafirmar o cumprimento dos compromissos pelo Brasil, aumentando a confiança no nosso sistema.

“Portanto, o Mapa ressalta que não há, no momento, restrição generalizada da exportação de produtos de aves do Rio Grande do Sul.

“China – Por exigência prevista no Art. 11 do Acordo Sanitário Bilateral firmado entre Brasil e China, ficam suspensas, nesta data, as exportações de produtos de aves para aquele mercado.

União Europeia – O modelo de certificado acordado junto à União Europeia prevê que diante da detecção de enfermidade, restringe-se todas as áreas habilitadas”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.