Bloqueio de consignado no INSS coincide com a maciça de maio; entenda o que muda

Os aposentados e pensionistas do INSS enfrentam dois importantes eventos a partir deste sábado (17).

O primeiro é a maciça de maio, quando o governo processa a folha de pagamento dos benefícios do próximo mês. O segundo é o bloqueio de novos empréstimos consignados para evitar novas fraudes descobertas pela Operação Sem Desconto.

Esses dois fatores impactam diretamente quem precisa contratar ou renegociar crédito consignado. Veja a seguir o que está acontecendo, como isso afeta você e o que esperar nos próximos dias.

O que é a maciça do INSS e como ela afeta os serviços?

A maciça do INSS é a rotina de fechamento da folha de pagamento dos benefícios previdenciários. São cerca de 37 milhões de pagamentos processados todos os meses.

Em maio, a maciça ocorrerá entre os dias 17 e 18. Durante esse período, o INSS direciona toda a equipe para garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente, o que pode atrasar serviços como:

  • Averbação de novos empréstimos
  • Atualização de margem consignável
  • Desbloqueio de benefícios para crédito
  • Regularização de benefícios suspensos

Bloqueio de consignado continua valendo para todos os beneficiários

Além da maciça, o INSS mantém o bloqueio de novos descontos de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.

Na prática, o bloqueio impede novas contratações do Empréstimo consignado. A medida atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para evitar novas fraudes como as reveladas pela Operação Sem Desconto.

O que motivou o bloqueio de novos empréstimos consignados?

O bloqueio foi uma resposta do governo para conter os prejuízos causados por descontos não autorizados feitos por associações e sindicatos.

Investigações da CGU e da Polícia Federal identificaram um esquema que desviou bilhões de reais dos beneficiários entre 2019 e 2024.

Leia também: Como excluir descontos indevidos na aposentadoria INSS? 

O TCU quer garantir que apenas descontos com assinatura eletrônica avançada ou biometria sejam autorizados no futuro. Por isso, novas contratações estão suspensas até que o sistema seja aprimorado.

Quando os consignados voltarão a ser liberados?

A previsão é que somente a partir do dia 23/05 os beneficiários poderão voltar a contratar o consignado. No entanto, essa data pode mudar a qualquer momento.

Saiba também: Como desbloquear benefício INSS para empréstimo? 

O governo avalia mudanças no sistema para garantir mais segurança e transparência antes de retomar a liberação.

Até lá, aposentados e pensionistas precisam aguardar a definição de novas regras e a liberação oficial por parte do INSS.
Quer continuar recebendo informações importantes como essa?

Receba notícias em primeira mão


Selecione um ou mais assuntos de interesse:






Ao clicar em ‘Quero receber notícias’, declaro que conheço a Política de Privacidade da meutudo e autorizo a utilização das minhas informações para receber e-mails e notificações.

Carregando…

para receber as novidades em primeira mão e não perca nenhuma atualização sobre seus direitos e benefícios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.