A partir de hoje (16), é possível trocar dívida entre bancos no Consignado CLT

Trabalhadores CLT já podem trocar o seu empréstimo consignado para obter juros menores e melhores condições. A chamada Portabilidade de Consignado privado foi oficialmente liberada nesta sexta-feira, 16 de maio.

A seguir, entenda como funciona a troca de empréstimos pelo Consignado CLT, quem pode fazer e o impacto dessa medida para o bolso do trabalhador.

O que é a Portabilidade no Consignado CLT?

A portabilidade é o processo de transferência da dívida de um empréstimo mais caro para o Consignado privado, quando o trabalhador encontra melhores condições de crédito.

Agora, quem tem um consignado privado antigo ou crédito pessoal poderá migrar o contrato para uma nova instituição com juros mais baixos.

A nova operação quita a dívida anterior e inicia um novo contrato com taxas menores e descontos direto na folha de pagamento.

Quem pode contratar a Portabilidade de Consignado CLT?

A Portabilidade de Consignado privado está disponível para trabalhadores com carteira assinada (CLT) que tenham um contrato de empréstimo ativo. Podem solicitar a troca:

  • Quem possui empréstimo consignado antigo ou crédito pessoal com taxa mais alta
  • Trabalhadores com vínculo empregatício ativo, registrados no eSocial
  • Recebeu a remuneração no mês de solicitação
  • Pessoas com margem consignável disponível, respeitando o limite de 35% da remuneração líquida
  • Contratos feitos em instituições financeiras participantes do programa Crédito do Trabalhador

A portabilidade pode ser feita mesmo que a empresa empregadora não tenha convênio com o novo banco escolhido.

A nova operação precisa oferecer taxa de juros menor que a do contrato original, conforme exigido pelo programa.

Saiba: Aprenda como contratar o Consignado privado em 7 passos

Quer receber mais notícias como essa gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo!

Como solicitar a troca de empréstimo?

Neste primeiro momento, a troca deve ser feita diretamente com o banco escolhido. Ainda não está disponível via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

O trabalhador deve buscar a instituição com a qual deseja contratar, que fará a quitação do contrato anterior e emissão de nova operação.

Segundo o Ministério do Trabalho, a troca automatizada pelo aplicativo CTPS Digital será liberada apenas a partir de 6 de junho.

Por que trocar o empréstimo pelo Consignado privado pode ser vantajoso?

A medida permite que o trabalhador reduza a taxa de juros da dívida anterior, o que pode garantir uma estabilidade econômica importante.

De acordo com o governo, empréstimos com juros acima de 8% ao mês podem ser trocados por operações com menos da metade dessa taxa.

Além disso, a migração também pode gerar folga na margem consignável e aumentar o valor disponível para uma nova contratação, se necessário.

A liberação da Portabilidade de Consignado CLT marca uma nova fase do Crédito do Trabalhador e traz mais autonomia para o trabalhador.

Com a concorrência entre bancos, a expectativa é de taxas mais justas e acesso ao crédito com menos burocracia.

Continue lendo: Como é o desconto do Consignado privado? Salário e folha

Quer receber dicas para trocar seu empréstimo por um mais barato? Cadastre-se gratuitamente aqui e receba as orientações no e-mail!

Entre também no Canal do WhatsApp da meutudo e acompanhe todas as atualizações sobre o Consignado CLT no seu celular.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.