Portabilidade para CLTs inicia; veja como reduzir juros de empréstimos

Em 16 de maio de 2025, trabalhadores com carteira assinada têm uma nova oportunidade para aliviar o bolso: a Portabilidade de empréstimos pessoais para o Consignado CLT

Essa medida permite migrar dívidas com juros elevados para uma modalidade mais vantajosa, com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento.

Essa iniciativa faz parte do programa Crédito do Trabalhador, que visa proporcionar alívio financeiro aos trabalhadores formais, permitindo que troquem dívidas mais caras por opções com melhores condições de pagamento. 

Confira todos os detalhes a seguir!

O que é a Portabilidade de crédito CLT?

A Portabilidade de crédito CLT é um processo que permite ao trabalhador transferir um empréstimo pessoal existente para a modalidade de Consignado CLT, também conhecida como Crédito do Trabalhador. 

Nessa nova modalidade, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o que reduz o risco para os bancos e diminui as taxas de juros para o trabalhador.

Em 16 de maio de 2025, essa Portabilidade fica disponível para trabalhadores com carteira assinada que possuam empréstimos pessoais ativos. 

A expectativa é que, a partir de junho, a Portabilidade de consignado para consignado entre diferentes instituições financeiras também seja liberada, ampliando as opções para os trabalhadores.

Confira também: Diferenças entre Empréstimo pessoal e Consignado CLT

É possível reduzir juros com a Portabilidade?

Sim, a principal vantagem da Portabilidade para o consignado CLT é a possibilidade de reduzir significativamente os juros dos empréstimos. 

Enquanto os empréstimos pessoais tradicionais podem ter taxas de juros mensais entre 7% e 8%, o Empréstimo consignado CLT oferece taxas mais baixas.

“O CDC hoje tem uma taxa de juros muito de mais de 8%, e o trabalhador poderá conseguir nesta troca renegociar a dívida dele com juros por menos da metade. Com isso, terá um alívio financeiro do seu salário, e reduzirá o seu endividamento”, diz o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Além disso, a Medida Provisória que lançou o programa Crédito do Trabalhador determina que a redução dos juros na troca de dívida é obrigatória por 120 dias, até 21 de julho.

Conheça: Trocador de Dívidas

Para acompanhar as atualizações sobre Crédito do Trabalhador diretamente em seu celular, aproveite para entrar no nosso Canal do WhatsApp.

Tipos de crédito para diminuir juros fazendo a portabilidade

Nesta primeira fase, a Portabilidade está disponível apenas para empréstimos pessoais. Isso significa que trabalhadores com carteira assinada que possuam esse tipo de dívida podem migrá-la para o Consignado CLT e se beneficiar de taxas de juros mais baixas.

A partir de junho, a previsão é que a portabilidade seja ampliada para incluir empréstimos consignados existentes, permitindo que os trabalhadores migrem dívidas de uma instituição financeira para outra que ofereça condições mais vantajosas.

Entenda: Tudo sobre Empréstimo na Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

Faça a Portabilidade do seu crédito com a meutudo

Aqui na meutudo, a gente oferece soluções financeiras eficientes, com produtos como Empréstimo consignado INSS e Privado, Cartões de crédito consignado e Antecipação do FGTS, inclusive a Portabilidade de consignado com troco online.

E para fazer a Portabilidade com a gente, em parceria com a Parati Financeira, você deve:

  • Acessar nosso aplicativo
  • Simular as condições
  • Enviar toda a documentação necessária 
  • Aguardar a análise de crédito

Assim que a transferência do empréstimo for finalizada, você terá um novo contrato com juros reduzidos e dinheiro extra na conta.

Com a gente, você tem um processo 100% digital e transparente, sem necessidade de intermediação do RH da empresa, e com atendimento humanizado para tirar todas as suas dúvidas.

Não perca tempo! Faça sua Portabilidade de consignado CLT aqui para a meutudo, reduza seus juros e garanta um troco para melhorar o seu orçamento. 

Para continuar acompanhando novidades sobre o Crédito do Trabalhador, cadastre-se gratuitamente aqui no nosso formulário e receba tudo no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.