Como desbloquear BPC/LOAS para Empréstimo consignado 2025

Se o seu benefício BPC está bloqueado para Empréstimo consignado, saiba que isso faz parte de uma medida preventiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para combater fraudes e aumentar a transparência nas operações

A decisão foi adotada pelo novo presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, após a identificação de descontos indevidos em milhões de benefícios previdenciários.

Apesar do bloqueio automático, é possível solicitar o desbloqueio do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A seguir, confira o passo a passo para liberar seu benefício.

Posso desbloquear empréstimo do INSS para BPC?

O empréstimo consignado é descontado diretamente da folha de pagamento do benefício recebido do INSS; por isso, é necessário realizar um desbloqueio autorizando esse tipo de contratação.

Essa é uma medida de segurança do INSS para evitar fraudes em benefícios como o BPC e contratações de empréstimo sem conhecimento do titular beneficiado.

Apesar da suspensão dessa modalidade de empréstimo em março de 2023, com a Medida Provisória nº 1.164, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como constitucional e permitiu a volta do consignado para BPC.

Assim, o INSS voltou a liberar o empréstimo consignado para quem recebe BPC, em setembro de 2023, desde que sejam respeitadas as regras estabelecidas pelo órgão.

Entre essas regras, já está autorizado pelo INSS que o beneficiário com interesse solicite o desbloqueio do benefício para contratação do empréstimo BPC/LOAS.

Os beneficiários também já podem utilizar o simulador de empréstimo consignado BPC da meutudo e verificar o quanto podem contratar. Confira a seguir!

Leia também: Banco pode bloquear benefício do INSS? Motivos e consulta

Saiba mais sobre empréstimo BPC com a meutudo, inscreva-se aqui no formulário e receba novidades semanalmente em seu e-mail.

Descontos de Empréstimo consignado estão bloqueados no BPC/LOAS?

Sim, os descontos de novos Empréstimos consignados também estão bloqueados para quem recebe o BPC/LOAS.

A medida, implementada pelo INSS, vale apenas para novas contratações. Quem já possui um empréstimo em andamento continua com os descontos normalmente

Confira também: Documentos para solicitar BPC/LOAS pela internet

Como desbloquear o BPC para empréstimo

Para desbloquear o BPC/LOAS para Empréstimo consignado, siga este passo a passo:

Importante: o reconhecimento facial no Meu INSS será exigido para confirmar a identidade do titular. 

Se tiver dificuldades para desbloquear o benefício na plataforma, você também pode ligar para a Central do INSS pelo número 135 e agendar um atendimento presencial

No dia marcado, compareça à agência do INSS com os documentos obrigatórios: CPF, documento de identificação com foto e, se for o caso, a procuração ou termo de representação legal.

Leia também: Como saber o nível da minha conta Gov? Entenda como funciona

Como funciona o consignado para BPC/LOAS?

O Empréstimo consignado para BPC/LOAS funciona com descontos automáticos no benefício, respeitando a margem consignável de até 30% do valor mensal recebido.

Quem pode fazer Empréstimo consignado BPC não precisa passar por análise de crédito, o que torna essa modalidade acessível mesmo para quem está com o nome sujo.

A possibilidade de contratar esse tipo de crédito surge após a concessão do benefício, desde que o desbloqueio seja solicitado pelo titular ou representante legal.

Além disso, as taxas de juros são mais baixas, tornando essa modalidade uma alternativa vantajosa para quem precisa de crédito de forma segura.

Antes de contratar, é possível simular Empréstimo consignado em plataformas confiáveis para comparar condições e escolher a melhor oferta.

Oportunidade: Cartão de crédito consignado

Quais os requisitos para desbloquear Empréstimo consignado BPC/LOAS? 

Para desbloquear Empréstimo consignado para BPC/LOAS, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser o titular do benefício ou representante legal: no caso de representante, é obrigatório apresentar um termo de representação válido
  • Ter o benefício ativo e regular: o BPC/LOAS não pode estar suspenso ou com pendências
  • Solicitar o desbloqueio pelo Meu INSS: o pedido deve ser feito pelo site ou aplicativo, utilizando os dados da conta Gov.br, independentemente do nível (bronze, prata ou ouro)
  • Realizar reconhecimento facial: o sistema exige validação da identidade para garantir mais segurança e evitar fraudes

Atenção: os requerimentos de desbloqueio de benefício para empréstimo não são processados durante o período da maciça INSS, quando o instituto foca no pagamento de grande volume de benefícios.

Oportunidade: Cartão de benefício consignado

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail e aproveite para acompanhar as novidades também pelo nosso Canal do WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.