INSS diz ter recebido 480,7 mil pedidos de ressarcimento no 1º dia

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, disse nesta 4ª feira (14.mai.2025) que 480.660 pedidos de ressarcimento foram feitos no 1º dia de consultas a descontos. Destes, 473.940 (ou 98,6%) dos requerentes informaram não reconhecer o vínculo com as entidades associativas.

Só 6.720 pessoas (ou 1,4%) validaram o desconto. A afirmação foi feita em entrevista a jornalistas, no edifício-sede do INSS, em Brasília. Waller estava ao lado do presidente da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), Rodrigo Assumpção.

Segundo o presidente do INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários do instituto foram notificados. Reforçou que não necessariamente são descontos ilegais.

Ele afirmou que são 41 entidades notificadas. “Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, informe o vínculo ou realize o pagamento”, disse.

Gilberto Waller reforçou que o pagamento vai para conta do Tesouro e o INSS vai ressarcir as vítimas em folha de pagamento.

Ele afirmou que, quando o aposentado ou pensionista não reconhece o vínculo, “o INSS intima automaticamente a instituição para que em 15 dias úteis, junte a comprovação da regularidade daquele desconto ou realize o pagamento do valor devido”.

Disse que a GRU (guia de recolhimento da União) já é enviada com a correção do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para que a entidade faça o ressarcimento.

Ele falou em “busca ativa” dos segurados para ressarcimento. “No 1º dia, há uma expectativa maior. Todo mundo começou uma correria”, disse.

Ao todo, o valor arrecadado por essas associações foi de R$ 6,5 bilhões de 2019 a 2024.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.