Setor de serviços na Paraíba registra alta de 7,5% em março, revela IBGE

O setor de serviços na Paraíba registrou alta de 7,5% em março, como revelado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme observou o ClickPB, o dado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi comparado ao mesmo mês do ano de 2024.

A taxa de crescimento do setor na Paraíba foi a segunda maior da região Nordeste e a 6ª maior do País, onde também ficou acima da média brasileira, sendo de 1,9%.

Em março, as maiores taxas do setor no Brasil foram Distrito Federal (14,3%), Mato Grosso do Sul (11,3%), Rio Grande do Norte (9,6%), Mato Grosso (8,6%), Goiás (7,7%) e a Paraíba (7,5%).

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, os segmentos que mais expandiram em março foram as atividades turísticas, empresas que atuam nos ramos de transporte de passageiros e de cargas; hotéis; serviços de reservas relacionados a hospedagens; e restaurantes.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, o setor segue muito próximo de seu nível recorde. “Há uma sustentação do setor de serviços em um patamar elevado, muito próximo do seu nível recorde”, informou.

Apesar dos desafios como inflação e juros altos, o setor de serviços na Paraíba – que reúne atividades como restaurantes, hotelaria, transportes, tecnologia da informação e telefonia –, vem mantendo o crescimento com destaque nos cenários regional e o nacional.

Sobre a PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação.

Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

*Com Sefaz-PB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.