Jeep Avenger: irmão do Renegade vem para o Brasil em 2026

O mercado automotivo brasileiro terá um novo integrante a partir de 2026 com a chegada do Jeep Avenger, modelo posicionado abaixo do Renegade e com produção nacional confirmada. A informação foi oficializada pela Stellantis, que apresentou o exemplar do SUV na fábrica de Goiana (PE) durante evento comemorativo pelos 10 anos da unidade. Embora tenha sido mostrado em Pernambuco, o modelo será montado na planta de Porto Real (RJ), que passará por um processo de modernização para receber a linha de montagem.

Pontos Principais:

  • Jeep Avenger será produzido em Porto Real (RJ) a partir de 2026.
  • Modelo usará motor 1.0 turbo híbrido leve com sistema de 12V.
  • Visual renovado inclui nova grade, faróis e para-choque dianteiro.
  • Plataforma CMP é a mesma usada em C3, C3 Aircross e Peugeot 208.
  • Interior brasileiro terá materiais aprimorados e design igual ao europeu.

O Avenger foi lançado inicialmente na Europa no final de 2022, como modelo de entrada da Jeep, e será adaptado ao mercado brasileiro. Sua produção está inserida no pacote de investimentos de R$ 3 bilhões destinado à fábrica fluminense, dentro do plano de R$ 32 bilhões para a América do Sul até 2030. O modelo usará a mesma base estrutural CMP dos Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, também produzidos em Porto Real, o que facilita a adequação da linha de produção para a nova proposta da marca.

A Stellantis não detalhou oficialmente todas as especificações da versão brasileira, mas informações obtidas pelo colunista Marlos Ney Vidal indicam que o modelo nacional será lançado já com uma atualização visual inédita. A mudança englobará novos faróis, grade e para-choque dianteiro, enquanto a traseira será mantida com lanternas redesenhadas internamente. O início da produção está previsto para o fim do primeiro semestre de 2026, com o início das vendas em seguida.

Características técnicas e posicionamento no mercado

Produzido em Porto Real (RJ), o novo Avenger será o SUV mais compacto da Jeep e trará motorização híbrida leve e novo desenho visual focado no mercado brasileiro.
Produzido em Porto Real (RJ), o novo Avenger será o SUV mais compacto da Jeep e trará motorização híbrida leve e novo desenho visual focado no mercado brasileiro.

O Jeep Avenger terá dimensões mais compactas do que o Renegade, porém com capacidade de porta-malas superior. Serão 4,08 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,78 metro de largura e 1,53 metro de altura. O porta-malas comporta até 380 litros, superando os 320 litros do modelo posicionado acima na linha. Isso coloca o Avenger na disputa com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Volkswagen Tera.

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O conjunto mecânico será composto por um sistema híbrido leve de 12 volts, já presente em modelos como o Pulse e o Fastback da Fiat. A configuração combina o motor 1.0 turbo flex de até 130 cavalos com um motor elétrico auxiliar, que atua também como gerador e motor de arranque. Esse conjunto será acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT, com simulação de sete marchas. Haverá duas baterias: uma de chumbo ácido e outra de íons de lítio.

A proposta do Avenger é ocupar uma faixa de mercado abaixo do Renegade, mas sem substituí-lo. A Jeep já planeja uma nova geração para o Renegade, reforçando o posicionamento do Avenger como modelo complementar no portfólio, voltado ao público que busca um SUV de entrada com proporções mais contidas, mas ainda dentro do universo da marca.

Plataforma, produção e diferenciais da versão brasileira

O Avenger chega com base na plataforma CMP e compartilha estrutura com modelos da Citroën, incluindo dimensões menores que o Renegade e um porta-malas de 380 litros.
O Avenger chega com base na plataforma CMP e compartilha estrutura com modelos da Citroën, incluindo dimensões menores que o Renegade e um porta-malas de 380 litros.

A escolha da plataforma CMP permite que o Avenger compartilhe componentes com outros modelos do grupo Stellantis, o que reduz custos de produção e facilita o fornecimento de peças. A linha CMP já é utilizada em Porto Real, tornando mais ágil a adaptação da estrutura da fábrica para receber o novo modelo da Jeep.

Além disso, o Avenger nacional terá acabamento interno revisto em relação ao europeu. A versão destinada ao Brasil terá painéis, bancos e forração adaptados ao gosto local, abandonando parte dos plásticos rígidos predominantes no modelo europeu. O design do painel e das portas seguirá o mesmo desenho, mas com melhoria na escolha de materiais.

Na Europa, o modelo é oferecido em versões com motor 1.2 turbo, além de opções elétricas e híbridas. No Brasil, inicialmente, apenas a configuração com motor 1.0 turbo híbrido leve está confirmada. Essa decisão alinha o modelo com a atual estratégia da Stellantis de eletrificação progressiva em modelos compactos, utilizando sistemas de 12V para oferecer ganho de eficiência sem alterar drasticamente o custo final do produto.

Planejamento industrial e impacto estratégico

Com motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT, o SUV aposta em eficiência urbana, menor custo de produção e integração com o plano de investimentos da Stellantis até 2030.
Com motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT, o SUV aposta em eficiência urbana, menor custo de produção e integração com o plano de investimentos da Stellantis até 2030.

A escolha de Porto Real para produzir o Avenger faz parte de uma estratégia maior da Stellantis de diversificar a produção entre suas plantas e distribuir melhor os investimentos. A unidade já produz modelos da Citroën e ganhará com o Avenger o primeiro modelo da Jeep feito em sua linha. Isso também reflete o uso modular da plataforma CMP, que permite diferentes marcas e estilos sobre a mesma base técnica.

O plano de R$ 3 bilhões para a planta fluminense inclui modernizações nas instalações, capacitação de mão de obra e atualização de processos industriais. Ao todo, o investimento permitirá aumentar a flexibilidade da produção, com foco em atender demandas do mercado brasileiro e de exportação. O novo modelo também se encaixa na tendência de SUVs menores e mais eficientes para uso urbano, segmento que tem crescido nos últimos anos.

Com a confirmação da produção do Avenger, a Jeep reforça sua presença no Brasil e amplia o alcance de sua linha de produtos, agora com uma alternativa mais compacta e acessível. Ainda sem preço oficial revelado, espera-se que o Avenger atue em uma faixa abaixo do Renegade, consolidando o papel de SUV de entrada da marca no país.

Expectativas e próximos passos

O lançamento comercial do Avenger ocorrerá logo após o início da produção, previsto para o segundo semestre de 2026. Até lá, a Stellantis deverá divulgar mais detalhes sobre versões, equipamentos e faixa de preços, além de possíveis adaptações do modelo para atender exigências de segurança e emissões locais.

A introdução do sistema híbrido leve reforça o movimento da Stellantis em preparar seu portfólio para atender às novas exigências ambientais e às preferências do consumidor brasileiro. A estratégia passa também pela oferta de tecnologias que tragam ganhos de eficiência sem elevação significativa de custos.

O Avenger ainda será submetido a ajustes finais antes do início da produção, mas a confirmação da sua chegada marca mais um passo da Jeep na ampliação de seu portfólio regional. Com base em uma plataforma versátil e tecnologia já aplicada em outros modelos do grupo, o novo SUV compacto se posiciona como peça importante no plano de expansão da marca no país.

Fonte: Stellantis.

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