Bastidores do conclave: Leão XIV estava ‘tenso e respirando fundo’ durante votação que o elegeu papa


Papa fez, neste sábado (10) sua primeira visita fora do Vaticano; ele foi a um santuário onde agostinianos estão presentes desde o ano de 1200 e também foi ao túmulo de Francisco O papa surpreendeu fieis com visitas a duas igrejas fora do Vaticano. Também hoje, cardeais revelaram bastidores do conclave que elegeu Leão XIV.
Se na história dos conclaves os segredos sempre deixaram a Capela Sistina, neste, estão saindo lá de dentro rápido demais.
Papa Leão XIV recebeu mais de 100 votos de cardeais, dos 89 necessários para ser eleito.
Reprodução/TV Globo
O cardeal de Madagascar, ao elogiar o novo papa, confidenciou que Leão XIV teve mais de 100 votos. Um dos grandes derrotados desta eleição, o filipino Luiz Antonio Tagle, que estava sentado ao lado do cardeal Prevost, revelou que o viu desorientado, que ele lhe fazia perguntas sobre como se comportar, como negociar acordos e estratégias. Disse que o futuro papa estava tenso, respirando fundo, durante a votação final, aquela que mudaria sua vida. “Ofereci a ele uma bala, sempre carrego comigo. Foi meu primeiro ato de caridade para com o novo papa”, brincou.
Os votos americanos foram importantes para a eleição do papa de Chicago. O arcebispo de Nova York, Timoth Dollan, amigo de Donald Trump, teria convencido os conservadores do seu grupo a votar por Prevost. Também os votos dos que eram eleitores do húngaro Peter Erdo, o candidato preferido dos tradicionalistas. Talvez esperando que Leao XIV possa conduzir um pontificado do ponto de vista da doutrina, menos parecido com Francisco e mais na linha de Bento XVI.
A estola e a cruz de ouro que o novo papa vestiu na posse eram as do pontífice alemão. Mas o discurso de hoje de Leao XIV seguiu outra direção. No encontro com o colégio cardinalício, o papa mostrou o seu perfil reformador. E pediu aos cardeais a plena adesão ao Concílio Vaticano II, a maior reforma da igreja moderna, que permitiu que as missas não fossem mais em latim e que também abriu o diálogo com outras religiões.
Leao XIV disse que o papa Francisco atualizou magistralmente os seus conteúdos. E sublinhou alguns pontos que considera fundamentais: conversão missionária, maior participação dos bispos nas decisões, cuidado com os marginalizados e os excluídos e diálogo corajoso com o mundo contemporâneo.
O papa explicou que escolheu o nome de Leão XIV por várias razões. A principal delas, a herança de Leão XIII, o papa que foi capaz de enfrentar as questões sociais da revolução industrial. Hoje, disse Leão XIV, a doutrina precisa enfrentar o impacto que revoluções como a inteligência artificial (IA) podem provocar no trabalho, na justiça e na dignidade do homem.
O papa do novo mundo fez neste sábado (10) sua primeira viagem fora do Vaticano, a um santuário a uma hora de Roma, onde os agostinianos estão presentes desde o ano de 1200. Foi visto chegar no banco do passageiro.
O papa conversou com moradores da pequena cidade de Genazzano. E saudou os jovens com alegria e jovialidade.
Leão XIV quis começar o seu pontificado rezando para Nossa Senhora do Bom Conselho. Depois visitou a basílica romana de Santa Maria Maggiore. No túmulo de Francisco, a oração para o antigo papa e amigo fraterno.
Leia também
Leão XIV recebeu ‘mais de 100 votos no Conclave’, diz cardeal
Leão XIV visita Basílica de Santa Maria Maggiore, onde está sepultado o papa Francisco
Leão XIV: Vaticano divulga assinatura e brasão do novo papa; veja o significado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.