Mais de 200 motociclistas e motoristas foram multados por invadir ciclofaixas de João Pessoa nos primeiros quatro meses de 2025

Quem busca um transporte saudável, rápido, limpo e econômico, como a bicicleta, não encontra segurança para trafegar. Conforme dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), 206 multas a condutores e motociclistas foram aplicadas de janeiro a abril em João Pessoa.

Os ciclistas contam com mais de 121 km de malha cicloviária, vias destinadas exclusivamente para bicicletas, no entanto, a falta de segurança aumenta os riscos de quem está sobre duas rodas.

“Quem trafega de bicicleta pelas faixas exclusivas encontra, além de carros e motos que invadem o local, a pintura das faixas apagadas pelo tempo e uso dos veículos”, relatou ao ClikckPB, o Policial Militar, Coronel Souza Neto, após sofrer um acidente na semana passada, na Avenida Tito Silva. Ao pedalar pela ciclofaixa foi atingido por um carro que não respeitou a sinalização e avançou sem olhar em um cruzamento por onde o ciclista passava.

Os quilômetros de avenidas em todos os lados de João Pessoa ficam cada vez mais perigosos e a falta de segurança aos ciclistas faz com que a pedalada seja ainda mais arriscada do que já é. De acordo com os dados do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa foram mais de 300 ciclistas socorridos vítimas de acidentes em 2023. O número cresce a cada ano. Os dados de 2025 estão sendo apurados pelo ClickPB.

Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), os ciclistas de João Pessoa dividem o espaço desse modal com mais de 300 mil carros e 140 mil motocicletas que atravessam a cidade.

  • Saiba mais:
    • VÍDEO: ciclistas enfrentam desrespeito no trânsito em João Pessoa; coronel mostra invasão de veículos da ciclofaixa
    • Ciclista é atingido por moto na ciclofaixa, em João Pessoa, e bicicleta fica partida ao meio
    • VÍDEO: Motociclistas invadem ciclovia entre os bairros Miramar e Castelo Branco
    • FLAGRA: carros invadem ciclovia na orla de João Pessoa e criam “atalho” em Cabo Branco
    • VÍDEO: ciclistas denunciam invasão de motos na ciclovia da Ruy Carneiro e ausência de fiscalização

Maio amarelo

O mês de maio é dedicado a ações de conscientização sobre atitudes prudentes no trânsito para evitar acidentes. A campanha busca promover a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro, destacando a importância de atitudes responsáveis e do respeito à vida. O movimento Maio Amarelo surgiu após Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. Neste ano acontece a 12ª edição da campanha no Brasil, que tem como tema central “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.