Aluguéis residenciais no Brasil crescem 0,79% em abril

O mercado de aluguéis residenciais no Brasil registrou um aumento de 0,79% em abril de 2025. O crescimento acontece depois de uma queda de 0,31% em março. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta 4ª feira (7.mai.2025).

O Ivar (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais) acumulou uma alta de 5,92% nos 12 meses encerrados em abril. Apesar de uma leve desaceleração em relação ao avanço de 6,55% nos 12 meses terminados em março, a tendência de crescimento no setor permanece.

O IVAR se baseia em informações de contratos assinados entre locadores e locatários, sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Isso proporciona uma visão mais precisa do mercado.

A análise por capitais mostra variações mensais heterogêneas. Em São Paulo, o aluguel residencial aumentou 3,60% em abril, após uma queda de 0,29% em março. No Rio de Janeiro, houve uma redução de 1,43% no mesmo período, seguindo uma alta de 5,18% em março. Belo Horizonte e Porto Alegre registraram recuos de 3,34% e 0,46%, respectivamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.