Windows 11: nova IA entende pedidos do usuário e muda configurações

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (06/05) que PCs com a certificação Copilot+ terão agentes de inteligência artificial capazes de entender pedidos do usuário, escritos em linguagem natural, e exibir ou até mesmo alterar as configurações do sistema desejadas.

“Com esta atualização no app Configurações, você poderá simplesmente descrever o que precisa, como ‘como controlar meu PC usando a voz’ ou ‘o cursor do mouse está muito pequeno’, e o agente recomendará os passos corretos para resolver o problema”, explica a Microsoft em seu blog.

“Com sua permissão e quando você solicitar, ele pode até mesmo completar as ações para mudar as configurações”, acrescenta a companhia, que destaca ainda que a IA será executada localmente, sem precisar de processamento na nuvem.

O agente tinha sido mencionado pela primeira vez em outubro de 2024, mas só agora chegará aos usuários. Inicialmente, ele vai entender apenas pedidos em inglês. O recurso será disponibilizado primeiro a participantes do programa de testes Windows Insiders, começando por computadores Copilot+ equipados com chips Snapdragon. Máquinas com chips Intel e AMD devem receber o agente em breve.

Como usar o agente para mudar configurações?

A Microsoft divulgou um vídeo simples para demonstrar como o agente funciona:

  1. Abra as Configurações.
  2. Digite o que você precisa na barra de busca.
  3. O app vai mostrar uma lista de sugestões. Algumas delas terão botões para executar a mudança desejada.

Quais são as outras novidades do Windows 11?

A Microsoft também divulgou mais ferramentas que devem chegar a PCs com a certificação Copilot+ nas próximas semanas, começando sempre pelos Windows Insiders.

  • Novas ações no Click to Do, como marcar uma reunião no Teams, converter em tabela no Excel, gerar um rascunho no Word usando IA ou perguntar para o Copilot do Microsoft 365.
  • Controles dinâmicos de luminosidade no aplicativo Fotos.
  • Gerador de figurinhas a partir de prompts de texto no Paint.
  • Seletor de objetos instantâneo no Paint.
  • Ajuste inteligente de área, extração de texto e seletor de cores na Ferramenta de Captura.

Com informações da Microsoft e do Bleeping Computer

Windows 11: nova IA entende pedidos do usuário e muda configurações

Adicionar aos favoritos o Link permanente.