PMI da Zona do Euro mostra leve alta, mas segue abaixo de 50 em outubro

A Eurostat, em parceria com a S&P Global, divulgou nesta quinta-feira (24) os índices PMI (Índice de Gerentes de Compras) da Zona do Euro. O PMI consolidado preliminar do banco HCOB, elaborado pela S&P Global, subiu para 49,7 em outubro, ante 49,6 em setembro, mas permaneceu abaixo da marca de 50, indicando contração econômica pelo segundo mês consecutivo.

A pesquisa da Reuters apontava uma expectativa de aumento mais expressivo, para 49,8, o que não se concretizou. No entanto, o setor de novos negócios, embora tenha registrado leve alta de 47,7 para 47,8, manteve-se em terreno negativo. A leitura dos novos negócios de exportação, que inclui o comércio entre os países do bloco, também continuou abaixo da linha dos 50 pontos.

O setor de serviços da região apresentou desaceleração, com seu PMI caindo de 51,4 para 51,2, abaixo da expectativa do mercado, que previa alta para 51,5. Enquanto isso, a indústria, que atravessa mais de dois anos de declínio, mostrou uma leve recuperação. O PMI industrial subiu para 45,9, superando a projeção de 45,3 e os 45 pontos registrados em setembro.

Esses resultados indicam que, apesar de algumas surpresas positivas, a economia da Zona do Euro segue enfrentando desafios significativos, especialmente no setor industrial e na demanda por novos negócios.

O post PMI da Zona do Euro mostra leve alta, mas segue abaixo de 50 em outubro apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.