Trump diz considerar uso de força militar para anexar Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump  (Partido Republicano), afirmou que não descarta o uso de força militar para obter controle da Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca. A declaração dada durante entrevista ao programa norte-americano Meet The Press da NBC, transmitida neste domingo (4.mai.2025).

“Eu não descarto. Não digo que vou fazer isso, mas não descarto nada. Nós precisamos muito da Groenlândia, lá tem uma quantidade muito pequena de pessoas, das quais cuidaremos, e as valorizaremos. Mas precisamos disso para a segurança internacional”, declarou o presidente americano.

Desde que assumiu o cargo, Trump tem afirmado a ideia de expansão dos EUA para a Groenlândia. A ilha é considerada estrategicamente importante tanto para defesa quanto como futura fonte de riqueza mineral.

CANADÁ

Durante a entrevista, Trump também foi questionado sobre a possibilidade de usar força militar contra o Canadá, ideia que ele considerou improvável. O presidente dos EUA afirmou que estaria aberto a uma discussão sobre o tema com as autoridades canadenses, mas que o país não depende dos recursos do Canadá.

 “Eu sempre falarei sobre isso. Sabe por quê? Nós subsidiamos o Canadá na ordem de 200 bilhões de dólares por ano”, disse. “Não precisamos dos carros deles, da energia deles. Temos mais do que eles. Não queremos a madeira deles. Temos uma ótima madeira”, declarou. 

Segundo Trump, o EUA tem que “libertar” o Canadá “dos lunáticos ambientais”. Ele afirmou que a anexação do país como um Estado norte-americano séria “ótima”. 

“Se o Canadá fosse parte dos EUA, não nos custaria nada. Seria ótimo, um Estado valorizado. E, se você olhar para nosso mapa, se olhar para a geografia, sem aquela linha artificial que foi desenhada com uma régua há muitos anos, vai direto. Você nem percebe. Que país bonito seria”, disse. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.