Bolsonaro segue estável e sem previsão de alta, diz boletim

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado no hospital DF Star, em Brasília, ainda sem previsão de alta. Segundo o boletim médico divulgado nesta 6ª feira (2.mai.2025), está clinicamente estável, sem dor ou febre e com a pressão arterial controlada.

O documento afirma ainda que Bolsonaro “continua com boa aceitação e progressão da dieta oral, com complementação nutricional por via parenteral. Segue intensificando diariamente a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa. Permanece a orientação de restrição de visitas e ainda não há previsão de alta hospitalar”, afirma o boletim. Eis a íntegra (PDF – 75 kB).

Internado desde 13 de abril, o ex-chefe do Executivo teve uma melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos. Ele deixou a UTI na 4ª feira (30.abr). Foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.

Antes, na 3ª feira (29.abr), Bolsonaro retirou a sonda nasogástrica, usada para liberar o conteúdo do estômago e prevenir vômitos. Bolsonaro apresenta um quadro de gastroparesia, que é o retardo no esvaziamento do estômago.

“Tenho respondido bem à dieta líquida e, graças a Deus, os movimentos intestinais estão voltando aos poucos (…) Sigo confiante, com fé em Deus e no trabalho da equipe médica, a quem agradeço imensamente”, disse Bolsonaro em postagem nas redes sociais.

Eis a íntegra da publicação:

“Deixei a UTI e fui transferido para a unidade de internação. Estou clinicamente estável, sem dor, sem febre, ainda com soluços sendo controlados e com a pressão arterial mantida.

“Tenho respondido bem à dieta líquida e, graças a Deus, os movimentos intestinais estão voltando aos poucos. A alimentação está sendo ainda sendo feita tanto por via oral quanto pela veia, com todo o suporte calórico e nutricional necessário.

“A fisioterapia motora segue firme todos os dias objetivando prevenção contra trombose e recuperação muscular. As visitas ainda estão restritas e, por enquanto, não há previsão de alta.

“Sigo confiante, com fé em Deus e no trabalho da equipe médica, a quem agradeço imensamente.

“Jair Bolsonaro”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.