Trump ordena corte de verbas para PBS e NPR, alegando viés ideológico

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou uma ordem executiva para congelar o financiamento destinado aos veículos de comunicação PBS e NPR, de acordo com comunicado da Casa Branca.

A medida determina que a Corporação de Radiodifusão Pública, responsável por distribuir o financiamento para os meios de comunicação, “cesse o financiamento direto” à PBS e à NPR, conforme o texto da ordem divulgado pela Casa Branca na última 5ª feira (1º).

Segundo a ordem, os veículos de comunicação foram classificados como tendenciosos e partidários. “O Conselho da CPB deve cancelar o financiamento direto existente na extensão máxima permitida por lei e deve recusar-se a fornecer financiamento futuro”, diz a ordem.

Tanto a NPR quanto a PBS já alertaram anteriormente que os planos de Donald Trump para reduzir seus repasses financeiros comprometeriam serviços públicos de comunicação essenciais e causariam sérias consequências para milhões de cidadãos que contam com essas emissoras como fonte confiável de informação local e nacional, especialmente em situações de emergência.

Durante sua gestão, o governo Trump classificou diversas instituições acadêmicas e veículos de mídia — como as universidades Harvard e Columbia, além da NPR e PBS — como alinhadas à esquerda, marxistas, parciais e “woke“, ameaçando cortar seus recursos. Organizações de direitos humanos expressaram preocupação com possíveis violações à liberdade de expressão e à autonomia acadêmica.

“A NPR e a PBS alimentaram o partidarismo e a propaganda de esquerda com o dinheiro dos contribuintes, o que é altamente inapropriado e um uso impróprio do dinheiro dos contribuintes, como declarou o presidente Trump”, diz o comunicado. Mais de 70% do orçamento de US$ 535 milhões da CPB, aprovado pelo Congresso, vai diretamente para emissoras de mídia pública por meio de subsídios.

De acordo com a NPR, cerca de 1% de seu orçamento operacional anual vem na forma de subsídios da CPB e de agências e departamentos federais, excluindo o financiamento da CPB para o Sistema Público de Rádio por Satélite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.